Mais seis estações do Sistema BRT recebem placas denominativas

 

 

A Prefeitura de Sorocaba e a Urbes – Trânsito e Transportes deram continuidade, nesta sexta-feira (5), ao processo de denominação das estações do BRT em Sorocaba. Na ocasião, mais seis delas, localizadas na Zona Norte da cidade, receberam a instalação de placas denominativas, em homenagem a pessoas ilustres da cidade.

Cada estação do BRT tem o nome do bairro ou de algum ponto de referência de onde está localizada, para facilitar a identificação por parte do usuário, e também recebe denominação, conforme indicações sugeridas pela Câmara Municipal e regulamentadas pelo Executivo.

Nesta sexta-feira, os atos simbólicos ocorreram nas estações UPH Zona Norte/Ipanema, UPH Zona Norte/Itavuvu, São Guilherme, Jardim Planalto e Vila Angélica, além do Terminal Vitória Régia, com a participação do prefeito Rodrigo Manga, dos secretários municipais Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), do diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto, do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, mais Gustavo Barata e Elisângela Dourado, representantes do BRT Sorocaba.

“Assim, valorizamos a nossa terra. Nada mais justo do que homenagear pessoas daqui mesmo, da cidade, que deram importante contribuição para Sorocaba ou que foram exemplo de vida”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Localizada no Jardim Santa Cecilia, a Estação UPH Zona Norte/Av. Itavuvu agora leva o nome de “Etelvina Vieira de Miranda” (Lei nº 12.329/21), a partir de projeto do atual presidente da Câmara Municipal, o vereador Claudio Sorocaba. Assim como a estação UPH Zona Norte/Av. Ipanema “Benedito Gonçalves Filho” (Lei 12.324/2021), logo nas proximidades.

Os dois homenageados são, respectivamente, mãe e irmão do vereador Cláudio Sorocaba, que participou do ato acompanhado da esposa, Gisele, e das irmãs, Sueli, Edna e Maria Gonçalves. “Não dá para medir o tamanho da gratidão por essas homenagens. A saudade deles é grande e o sentimento é de agradecimento por eles terem seus nomes, aqui, eternizados nessa cidade que escolheram para morar, após uma vida na lavoura, lá no Paraná”, comentou Sueli.

A Estação São Guilherme do BRT ganhou placa denominativa como “Antonio Berno” (Lei nº 12.438/21), por solicitação do vereador Rodrigo Treviso, que é filho do homenageado. “Estamos muito honrados e gratos com esse presente. Foram 37 anos de casamento, com uma pessoa apaixonada por Sorocaba”, disse a esposa do homenageado, Maria Isabel Berno, ao lado do filho, Rodrigo, e do neto dela, Vinícius, que também ajudaram a descerrar a placa.

Já, a Estação Jardim Planalto, por sugestão do vereador Salatiel Hergesel, passou a ser denominada “George Luis de Camargo” (Lei nº 12.409/2021), ex-servidor municipal que atuou na área de Saúde e morreu de Covid-19. “Ele era 50% a família e 50% o Samu. Exemplo de pessoa que continuou a servir a cidade, desempenhando seu trabalho. Estamos muito felizes em ter o nome dele aqui, eternizado”, lembrou a esposa Maria Cláudia, junto dos filhos, Pedro Henrique e Beatriz, mais o vereador Salatiel. José de Camargo, pai do homenageado, além dos irmãos, Kátia e André, e funcionários da Secretaria da Saúde também marcaram presença durante a homenagem: o gestor Roberto Carlos, o enfermeiro Tiago e o condutor Ed Carlos.

Coube ao vereador João Donizeti atribuir o nome “Luiz Carlos Rosa” ao Terminal Vitória Regia (Lei nº 12.391/2021), que fica Rua Antônio Silva Saladino, 351. “O meu coração só tem gratidão a todos os envolvidos nessa homenagem. Este terminal é um local emblemático da cidade, que, agora, tem o nome de uma pessoa que atuou, por anos, como líder comunitário, sempre fazendo o bem”, agradeceu Lucrécia Rosa, esposa de Luiz Carlos, acompanhada dos filhos, Taís e Tiago, e de Simphoriano e Vilma, cunhados do homenageado.

“David Barreto” (Lei nº 12.504) passou a ser denominação da Estação Vila Angélica do BRT, na Av. Ipanema, 1.102, por atribuição do vereador Silvano Júnior. O homenageado trabalhou por 12 anos ao lado do ex-vereador Tonão Silvano, atendendo a população. “Sabia dessa homenagem ao meu pai, mas nunca poderia imaginar que esse ato ocorreria exatamente no momento em que estou à frente da Urbes. Só temos a agradecer à memória do nosso pai”, disse Sergio Barreto, junto da sua esposa Marília e do irmão, Paulo.

Em todas as estações recém-denominadas, a empresa BRT já está providenciando a inscrição, com o nome de cada homenageado, também do lado de fora delas, além das placas instaladas no interior.


Urbes – Agência de Notícias