Mais oito bairros são incluídos no Mutirão de Castração de animais da região do Jd. Brasilândia, Vila Fiori e Mineirão


Com o intuito de ampliar, ainda mais, a área de cobertura na região Jardim Brasilândia, Vila Fiori e Mineirão, oito bairros foram incluídos na próxima etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos. São eles: Jardim Maria Antônia Prado, Jardim Atílio Silvano, Jardim Guaíba I e II, Jardim Santo André II, Jardim Montevideo, Parque das Laranjeiras e Jardim Casa Branca. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (15), das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Mercado Distrital, localizado na Rua Benedito Galdino de Barros, s/n, na Vila Netinho.


Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o Mutirão de Castração tem como intuito promover o controle populacional de cães e gatos e, assim, reduzir o número de animais abandonados, além de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral.


Os cães e gatos também serão microchipados. Essa identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O dispositivo ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.


Também podem se inscrever, nesta etapa do Mutirão de Castração, munícipes residentes em outros 17 bairros da região: Jardim Brasilândia, Vila Fiori, Mineirão, Jardim Juliana, Vila Netinho, Vila Sônia, Vila Santana, Vila Santa Rita, Vila Adélia, Jardim Sorocabano, Vila Melges, Vila Almeida, Jardim Hungarês, Jardim Guadalupe, Jardim São Lourenzo, Jardim São Conrado e Jardim Ferreira. No total, são disponibilizadas 1.200 vagas.


As cirurgias ocorrerão na próxima semana, de 18 a 22 de outubro, em estrutura organizada na área do Mercado Distrital. A ação contará com todas as medidas sanitárias de saúde e segurança, em razão da pandemia da Covid-19, como uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel. Para se inscrever, o morador deve apresentar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome.


Cuidados para a cirurgia


Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas, antes da castração.


Os cães devem ser levados para a cirurgia com coleira, guia ou caixa própria de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos igualmente devem ser levados em caixas próprias de transporte, com toda segurança.


Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado no local. Por fim, também é importante levar uma proteção para o seu bichinho de estimação vestir após a realização do procedimento, como uma roupinha pós-cirúrgica ou o colar elisabetano. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.

Meio Ambiente – Agência de Notícias