Mais de 90 mil pessoas visitaram e conheceram o rico acervo do Museu Histórico Sorocabano após reabertura em 2023

Fotos: Mariana Campos

Por: Mariana Campos

Distante cerca de 100 km da capital paulista, Sorocaba destaca-se como uma cidade atrativa para se viver, o que inclui as ótimas opções de lazer e turismo. Um dos passeios mais interessantes para quem deseja conhecer um ponto histórico e cultural do município é o Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado na Vila Hortência, anexo ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Em 2023, desde junho, quando o museu foi reaberto ao público após restauração, até dezembro, 90.101 visitantes conferiram o rico acervo do espaço público, sendo 9.977 alunos de escolas e de outras instituições.

Os dados são da Divisão de Patrimônio Cultural e Histórico da Secretaria de Cultura (Secult) de Sorocaba, responsável pela administração do museu. A média de visitação é de 12 mil pessoas por mês, sendo que os fins de semana são mais movimentados, com cerca de 1 mil pessoas por dia.

Fundado em 3 de março de 1954, o Museu Histórico Sorocabano tem como principal finalidade colecionar, conservar e apresentar exposições para fins de estudo, educação, contemplação e recreação. Trata-se de um museu de tipologia histórica, cuja principal temática é a preservação da história e da memória sorocabana.

“Ao longo da história de Sorocaba, muitas pessoas passaram por aqui, como indígenas, bandeirantes, negros, tropeiros, operários e imigrantes. Cada uma delas contribuiu para a construção da cidade que vemos hoje e grande parte dessa história está preservada no Museu Histórico”, explica o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

Os visitantes podem conferir cerca de 300 itens em exposição, entre objetos de arte popular, pinturas, esculturas em argila, maquinários, mobiliário, acervo tropeiro, bandeirante, artefatos indígenas e documentos de significação histórica para a cidade de Sorocaba e sua região, nos seguintes ambientes: Sorocaba Colonial, Sorocaba a cidade da Feira de Muares, Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, Sorocaba Industrial e Artefatos indígenas provenientes da Região Norte do Brasil.

O MHS também conta com material arqueológico histórico e pré-colonial riquíssimo, como urnas funerárias, cerâmicas, pedras lascadas, machados líticos, pontas de flecha, entre outras. Inclusive, o Museu Histórico Sorocabano é um dos poucos do Sudoeste paulista que pode receber acervo arquelógico pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Já a área externa do Museu Histórico Sorocabano também conta com o Ford 1928, que pertenceu à frota da Prefeitura, e o Bonde Elétrico, datado de 1901, que circulou pelas ruas de Nova York até 1929, quando foi importado pela São Paulo Light & Co. para circular na capital paulista. Em 1968, foi doado pela Prefeitura de São Paulo ao Museu Histórico Sorocabano e, em 1996, foi completamente restaurado pelos servidores da garagem municipal.

Além da exposição permanente, o Museu Histórico realiza exposições temporárias que abordam diferentes aspectos da formação da cidade, promove cursos e oficinas referentes à Museologia e sua prática, realiza apresentações artísticas e apoia grupos de discussão sobre História, Memória e Patrimônio Cultural.

O MHS está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, anexo ao Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, sábados, das 10h às 16h, e domingos e feriados, das 11h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99163-5742 ou pelo e-mail: mhs@sorocaba.sp.gov.br.