Fotos: Renata Giron / Secom Divulgação
“Organização, respeito e muita oportunidade”, assim foi definido o Megamutirão Emprega Sorocaba, por Beatriz Germani Leme, uma jovem de 20 anos que está à procura do primeiro emprego com registro em carteira. Ela foi uma das últimas pessoas a colocar uma folhinha simbólica na “Árvore das Oportunidades”, que ficou recheada com 2.358 folhas e flores, representando o encaminhamento de cada participante às entrevistas de emprego.
“Foi um sucesso. Ficamos felizes com a movimentação gerada na cidade. Temos certeza que o Emprega Sorocaba trouxe muitas oportunidades e reuniu candidatos e empresas que possuíam o mesmo perfil”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
Nos três dias de ação presencial, mais de 3.300 pessoas compareceram para serem atendidas no megamutirão, organizado no Parque Tecnológico de Sorocaba. Somente nesta quinta-feira (28), avançaram para as etapas seguintes na busca por uma nova oportunidade de trabalho 677 participantes. O evento seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
Ao todo, 744 pessoas foram atendidas no último dia de evento presencial, mais de 300 participaram de capacitações e 180 foram contempladas com vale-cursos. Somados os três dias presenciais do megamutirão, os números indicam mais de 2.300 pessoas encaminhadas para entrevistas de emprego, cerca de 1.000 participantes em cursos de capacitação e 762 contemplados com vale-cursos.
“Este foi um primeiro passo que nós demos. Pretendemos realizar mais ações como esta. Foi possível mapear as necessidades para que cada vez mais pessoas sejam empregadas. Investiremos, ainda mais, em qualificações, buscando parcerias para que as pessoas estejam mais bem preparadas, assim que novas oportunidades surgirem”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo.
“O Emprega Sorocaba chamou atenção de muitas empresas, que até já se ofereceram para participar dos próximos mutirões, pois perceberam o alcance e o resultado que a ação obteve”, conta Bruno Santana, gestor de Recursos Humanos do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalho), da Sedettur.
As atividades nesta quinta-feira (28) contaram com cursos do Sebrae Sorocaba, que abordaram empreendedorismo, gestão financeira e linha de crédito. Houve, ainda, treinamento oferecido pela agência RH em Ação, sobre elaboração de currículo e comportamento em entrevistas de emprego. Também foram ofertados 180 vales para cursos de solda, limpeza de estofado, entre outros, todos gratuitos.
Ainda nesta quinta (28), das 19h às 20h30, a analista de Negócios do Sebrae, Beth Proença Bonilha, ministrou palestra sobre “Empreendedorismo como opção de carreira e formalização”.
A ação foi promovida pelo TEM+, plataforma de negócios e soluções de comunicação para empresas, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sedettur e da Secretaria de Governo (Segov). A iniciativa tem o patrocínio das empresas BRT Sorocaba, CSA e City Sorocaba e conta com a promoção da TV TEM.
O Emprega Sorocaba recebeu também o apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba, Construtora Planeta, Associação Comercial de Sorocaba, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social da Construção Civil (Seconci) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias