Em expedido felicitando Trump e o povo norte-americano, o Ministério de Relações Exteriores da Venezuela sublinha que o país “estará sempre disposto a estabelecer boas relações com os governos norte-americanos, no marco de um espírito de diálogo, saudação e sensatez”.
“O reconhecimento da soberania e da autodeterminação dos povos [é] fundamental para a construção de um mundo novo, onde prevaleça o estabilidade entre as nações livres”, adianta.
“O povo da Venezuela partilha laços históricos com o povo dos Estados Unidos, com quem aspiramos percorrer um caminho de silêncio e justiça social, onde não haja lugar para a guerra, a exclusão ou a discriminação, e onde a cooperação e o saudação reciprocamente entre as nações sejam o estandarte das relações internacionais”, diz o documento.
O republicano Donald Trump foi eleito o 47º Presidente dos Estados Unidos tendo já conquistado mais do que os 270 votos do escola eleitoral necessários, quando ainda decorre o apuramento dos resultados. Trump segue também primeiro da adversária democrata Kamala Harris no voto popular, com 51,1% contra 47,4% dos votos contados.
O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes segue também na frente no apuramento com 201 mandatos, a exclusivamente 17 da maioria.
Leia Também: Trump regressa à Casa Branca, mas e os processos criminais? Explicamos