O presidente da França, Emmanuel Macron, fez críticas ao desmatamento da Amazônia e citou especificamente a soja brasileira, relacionando-a ao problema ambiental. “Continuar a depender da soja brasileira seria ser conivente com o desmatamento da Amazônia”, afirmou Macron, em sua conta oficial no Twitter.
A publicação dele é acompanhada de um vídeo, no qual comenta a questão a repórteres.
“Nós somos coerentes com nossas ambições ecológicas, estamos lutando para produzir soja na Europa”, afirma o presidente francês.
A declaração é dada no momento em que a União Europeia e o Mercosul negociam um acordo comercial, mas o fracasso brasileiro na proteção ambiental, na opinião de algumas autoridades europeias, seria um entrave para avançar no tema.
No vídeo, Macron fala em “não depender mais” da soja brasileira, e produzi-la no continente.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”fr” dir=”ltr”>Continuer à dépendre du soja brésilien, ce serait cautionner la déforestation de l'Amazonie. <br>Nous sommes cohérents avec nos ambitions écologiques, nous nous battons pour produire du soja en Europe ! <a href=”https://t.co/CORHnlIp8E”>pic.twitter.com/CORHnlIp8E</a></p>— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) <a href=”https://twitter.com/EmmanuelMacron/status/1349064094180139009?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 12, 2021</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Notícias ao Minuto Brasil – Economia