Lula destaca "momento excecional" na relação entre Brasil e Portugal

O Presidente Lula destacou nesta terça o “momento excecional” das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, brincando que “em breve” o número de brasileiros em Portugal será maior do que o da população portuguesa.

Durante uma entrevista à imprensa internacional em Bruxelas, após participar de uma Cúpula de dois dias da União Europeia com a América Latina e o Caribe, Lula da Silva disse: “O Brasil vive um momento excepcional em sua relação com Portugal.”

De forma irônica, ele acrescentou: “Se em 1500 Portugal descobriu o Brasil, em 2026 o Brasil descobriu Portugal, considerando a quantidade de brasileiros que já vivem lá hoje, em breve será maior do que a população portuguesa.”

Questionado sobre suas conversas com o primeiro-ministro português durante a reunião em Bruxelas, Lula  mencionou que não tratou de “guerras com Antônio Costa”.

“Aliás, não tive uma reunião bilateral com Antônio Costa. Tentei marcar uma conversa com ele para discutirmos outros assuntos e aprimorar nossa relação, mas ele precisou sair mais cedo, então não foi possível”, explicou.

Leia Também: Lula confirma viagem oficial à Alemanha em dezembro