Líderes fazem nova foto oficial do G20, agora com Biden e sem Milei

RENATO MACHADO, NATHALIA GARCIA E PATRÍCIA CAMPOS MELLO
BRASÍLIA, DF E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os líderes que participaram da cúpula do G20 realizaram uma novidade retrato solene na tarde desta terça-feira (19) no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, em seguida o primeiro registro deixar de fora chefes de governo, uma vez que o americano Joe Biden.

 

A novidade retrato foi tirada logo em seguida a cerimônia de transmissão da presidência do conjunto, do Brasil para a África do Sul. Um dos ausentes na novidade foto foi o presidente da Argentina, o ultraliberal Javier Milei.

A primeira retrato solene, tirada na tarde de segunda-feira (18) com o Pão de Açúcar ao fundo, não continha Biden e também os primeiros-ministros Justin Trudeau (Canadá) e Giorgia Meloni (Itália).

Trudeau e Biden estavam realizando uma reunião bilateral no mesmo multíplice do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Segundo informações da Morada Branca, o norte-americano e os outros dois líderes chegaram ao lugar marcado às 15h42. A formação dos chefes de Estado tinha começado às 15h34.
Os americanos negam que a escassez de Biden na retrato tivesse relação com um eventual boicote por razão da presença do chanceler russo Serguei Lavrov. As potências ocidentais adotam uma postura contra a Rússia, por razão da guerra na Ucrânia.

A Morada Branca afirma que se tratou de uma questão de logística. Interlocutores no governo brasílico minimizam a questão. Afirmam inclusive que teria havido um pedido de desculpas do lado americano, que também solicitou a realização de uma novidade retrato.