SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A atriz Karla Sofía Gascón escreveu, na noite desta quinta-feira (6), que ficará em silêncio e deixará que o filme “Emilia Pérez” fale por si em seguida o diretor Jacques Audiard ter vindo a público para reprovar postagens antigas da espanhola, que tumultuaram a internet e a prensa especializada nos últimos dias.
“Em seguida a entrevista do Jacques [Audiard, ao portal Deadline], que eu entendo, decidi, pelo filme, pelo Jacques, pelo elenco, pela incrível equipe, pela bela proeza que todos tivemos juntos, deixar o trabalho falar por si, esperando que o meu silêncio permita que o filme seja respeitado pelo que é, uma bela ode ao paixão e à diferença”, disse ela. “Peço sinceras desculpas a todos que se sentiram machucados nesse caminho.”
Na quarta, Audiard afirmou estar profundamente desapontado com o comportamento da artista, pela dor provocada a outros por suas colocações e suas repetidas aparições públicas na tentativa de se desculpar, que teriam sido organizados sem qualquer envolvimento da equipe de campanha responsável pelo filme.
Gáscon recebeu uma vaga de críticas por ter criminado “pessoas que trabalham no envolvente de Fernanda Torres” de organizar uma campanha difamatória contra o seu trabalho e o filme, e pelo texto preconceituoso e racista de diversas postagens feitas em seu perfil no X, principalmente entre os anos de 2021 e 2022, atacando muçulmanos, George Floyd e o Oscar.
“É muito difícil pensar no trabalho que fiz com Karla Sofía. A atmosfera fabuloso que tínhamos no set, que de indumento era baseada na crédito. E quando você tem esse tipo de relacionamento e de repente lê um pouco que essa pessoa disse, coisas que são absolutamente odiosas e dignas de serem odiadas, é simples que esse relacionamento é afetado. Porque o que Karla Sofía disse é imperdoável”, disse o cineasta, que concorre ao Oscar de melhor diretor.
O trabalho está indicado a 13 estatuetas da premiação, mas desde as polêmicas, a produção tem feito de tudo para desassociar Gascón da campanha, ainda que ela esteja concorrendo a melhor atriz, competindo com Fernanda Torres. Segundo o portal The Hollywood Reporter, além de ser removida da publicidade do filme, ela também não participará dos eventos promovidos pela campanha, em Los Angeles.
A Netflix teria se recusado a custear sua ida a eventos uma vez que o Critics Choice Awards. Ela também não foi convidada para o Goya, o Oscar espanhol, onde “Emilia Pérez” está indicado uma vez que melhor filme europeu.
Leia Também: César Tralli pode ter denunciado Bocardi e causado sua demissão da Globo
Leia Também: Kanye West quebra o silêncio sobre o polêmico visual de Bianca Censori