Justiça Determina Prazo De 10 Dias Para Resposta Sobre Negativa De Abertura Da CPI Por Suspeita De Superfaturamento Em Sorocaba

Justiça Determina Prazo De 10 Dias Para Resposta Sobre Negativa De Abertura Da CPI Por Suspeita De Superfaturamento Em Sorocaba | (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM)

A Câmara de Sorocaba, em São Paulo, foi notificada pela Justiça e tem 10 dias para responder sobre a negativa da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Uma comissão, formada por vereadores da oposição, pretendia investigar a compra de um prédio pela Prefeitura de Sorocaba, que já foi denunciada pelo Gaeco por suspeita de superfaturamento.

O imóvel que seria a futura sede da Secretaria de Educação (Sedu) havia sido avaliado em R$ 19,5 milhões, mas foi adquirido pelo valor de R$ 29,8 milhões. Isso gerou suspeita de superfaturamento, levando o Ministério Público a instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias da compra do prédio.

De acordo com uma decisão do magistrado, a Câmara recusou a abertura da CPI porque um processo sobre o tema já estava em andamento. No entanto, os vereadores acionariam a Justiça e pediriam uma liminar para que a investigação fosse instaurada.

Mas o juiz Alexandre Dartanhan de Melo Guerra afirmou que o caso não cabe ao Poder Judiciário, pois pode “seriamente esbarrar no princípio da Separação dos Poderes e nas exigências próprias do Princípio Republicano”.

A CPI já em andamento na Câmara de Sorocaba, que deveria investigar o caso, foi criticada pelo líder do governo como uma “CPI guarda-chuva”. A nova decisão agora dá ao órgão 10 dias para responder à Justiça sobre a negativa de abertura da CPI.