Juiz confirma condenação de Donald Trump

O juiz de Manhattan, em Novidade York, Juan M. Merchan, confirmou nesta sexta-feira a pena de Donald Trump no caso do pagamento de subornos à ex-atriz de filmes adultos Stormy Daniels. A sentença será divulgada em uma semana, no dia 10 de janeiro, poucos dias antes de sua posse uma vez que presidente dos Estados Unidos.

 

De contrato com a CNN Internacional, o presidente eleito poderá optar por comparecer virtualmente ou pessoalmente à leitura da sentença. O juiz adiantou que Trump provavelmente não será sentenciado a uma pena de prisão.

“Embora levante tribunal, por força da lei, não deva tomar qualquer decisão sobre a sentença antes de ouvir as partes e os réus, parece adequado, neste momento, indicar a inclinação do tribunal para não impor qualquer pena de prisão”, afirmou o juiz.

Donald Trump vem lutando há meses para virar sua pena, ocorrida em 30 de maio, por 34 acusações de falsificação de registros comerciais. As acusações estão relacionadas ao pagamento secreto de 130 milénio dólares à atriz Stormy Daniels, com quem Trump teria tido um caso extraconjugal, visando proteger sua candidatura presidencial em 2016.

No mês pretérito, os advogados de Trump alegaram má conduta por segmento dos jurados e iniciaram uma novidade tentativa para anular o veredicto histórico.

Trump, que toma posse em 20 de janeiro, é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser sentenciado por um delito e o primeiro a ser eleito para o incumbência em seguida ser considerado culpado.

Leia Também: “Colapso”: militar que explodiu Tesla deixou notas com críticas a governo