ulia Wandelt, a jovem polonesa que ganhou notoriedade ao declarar ser Madeleine McCann, foi presa na noite desta quarta-feira (19) no aeroporto de Bristol, no Reino Unificado. Segundo o jornal britânico Daily Mail, Wandelt foi detida logo posteriormente desembarcar, sob a delação de perseguição e assédio contra Gerry e Kate McCann, pais da gaiato desaparecida em 2007.

 

A jovem de 23 anos havia viajado da Polônia para o Reino Unificado com o objetivo de se encontrar com uma amiga que mora em Cardiff, no País de Gales. A mulher, que tem murado de 60 anos, também foi detida pelas autoridades britânicas.

Quem é Julia Wandelt e por que a polonesa afirma ser Madeleine McCann?
Wandelt chamou a atenção do mundo em 2023 ao declarar nas redes sociais que acreditava ser Madeleine McCann, a moçoila britânica que desapareceu em 3 de maio de 2007, pouco antes de completar quatro anos, na Praia da Luz, no Algarve, Portugal.

Mais recentemente, Julia voltou a nutrir a polêmica ao vulgarizar supostos testes de DNA que, segundo ela, indicariam uma relação genética com Gerry McCann. A jovem afirma que as análises foram feitas por um “perito mundial” e indicam uma compatibilidade de 69,23% entre seu material genético e amostras coletadas no lugar do desaparecimento de Madeleine.

“As evidências genéticas apoiam fortemente a possibilidade de que Gerry McCann seja meu pai biológico, já que os dados se alinham perfeitamente com uma relação pai-filha”, afirmou Julia em publicações nas redes sociais.

O porta-voz da jovem, Surjit Singh Clair, disse ao Daily Mail que está determinado a convencer o par McCann e os pais biológicos de Julia a realizarem um teste de DNA. No entanto, até o momento, Gerry e Kate McCann se recusaram a atender à solicitação.

O desaparecimento de Madeleine McCann é um dos casos mais emblemáticos da história recente e segue sem solução definitiva. A moçoila sumiu do quarto onde dormia com os irmãos gêmeos enquanto os pais jantavam em um restaurante próximo ao hotel onde a família estava hospedada.

Em 2023, o germânico Christian Brückner foi formalmente denunciado pelo Ministério Público português de envolvimento no desaparecimento de Maddie. Brückner, que tem histórico criminal, viveu no Algarve entre 1995 e 2007 e registros telefônicos indicam que ele estava na espaço da Praia da Luz na noite do desaparecimento.

As autoridades britânicas ainda não divulgaram mais detalhes sobre a prisão de Julia Wandelt e se as alegações dela serão investigadas mais a fundo.

Leia Também: Polonesa volta a dizer que é Madeleine McCann e divulga testes de DNA