Jovem de 13 anos morre após ‘desafio’ que consiste em inalar químicos

Esra Haynes, de 13 anos, faleceu após inalar substâncias químicas perigosas de um desodorante em lata, na Austrália. A jovem estudante do 8º ano entrou em parada cardiorrespiratória e sofreu danos cerebrais irreversíveis depois de decidir participar de um desafio conhecido como “chroming”, durante uma estadia na casa de amigos em 31 de março.

A menina foi levada ao hospital e conectada a máquinas de suporte de vida, mas oito dias depois acabou falecendo.

Seus pais, Paul e Andrea, dizem que jamais imaginaram que a filha faria algo assim e que passar a noite com os amigos era uma prática comum. No entanto, eles nunca imaginaram que uma dessas noites terminaria de forma tão trágica. Nos últimos dias de sua vida, Esra contou com a presença diária dos pais e dos três irmãos.

A família, em luto, tem compartilhado sua história na esperança de alertar sobre o perigo desse desafio e evitar que outros sejam tentados a experimentá-lo.

Essa adolescente é a mais recente vítima fatal de uma série de jovens que morreram na Austrália ao participarem desse desafio. Segundo o News.com.au, em 2019 um jovem morreu ao inalar aerossóis, em 2021 outra jovem faleceu em Queensland com danos cerebrais, e em 2022 um rapaz morreu ao cheirar desodorante. Todas as vítimas tinham 16 anos.

Como resultado dessas tragédias, muitos supermercados passaram a armazenar os desodorantes em spray em locais fechados, devido ao aumento de roubos desse produto. As autoridades também intensificaram suas ações de aconselhamento entre os jovens para alertá-los sobre os riscos desses desafios.

Leia Também: Avó em estado terminal revela motivo pelo qual escolheu a eutanásia

Notícias ao Minuto Brasil – Mundo