A NASA divulgou uma impressionante retrato da galáxia Messier 104 (M104), mais conhecida uma vez que galáxia “Sombrero”, capturada pelo Telescópio Espacial James Webb. A imagem oferece uma visão inédita da galáxia, revelando detalhes que não haviam sido identificados anteriormente pelo famoso Telescópio Hubble.
Utilizando o sensor Mid-Infrared Instrument (MIRI), o James Webb destacou com transparência os anéis externos da galáxia, além de mostrar detalhes mais precisos sobre o buraco preto localizado em seu núcleo. Esses novos dados permitem uma compreensão mais profunda da estrutura e elaboração da Messier 104, que está a respeito de 30 milhões de anos-luz de intervalo da Terreno, na constelação de Virgem.
Essa novidade perspectiva demonstra o potencial revolucionário do James Webb para explorar o universo, superando as capacidades de seus predecessores, uma vez que o Hubble. A imagem divulgada pela NASA pode ser comparada com registros anteriores para primar o progresso nas tecnologias de reparo espacial.
Essa invenção reitera a influência do Telescópio Espacial James Webb para desvendar os segredos do cosmos e explorar as galáxias com um nível de detalhamento sem precedentes.
Leia Também: Empresa de Elon Musk vai tentar controlar braço robótico com pensamentos