SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Italo Ferreira é o primeiro vencedor da lanço da WSL na piscina de ondas de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Ele confirmou o título quando o rival ainda estava na chuva e terminou sua apresentação surfando com a bandeira do Brasil.

 

O brasílico se sagrou vencedor antes mesmo do termo das segundas tentativas. A comemoração veio quando ele estava em solo, logo depois a terceira vaga de Rio Waida, que não poderia mais ultrapassá-lo matematicamente.

Ele registrou 17,27 no somatório de suas primeiras notas de direita e esquerda e confirmou o título previamente. O indonésio não podia mais superar o brasílico e terminou com 14,50 no combinado.

O potiguar se emocionou com o título e vestiu a bandeira do Brasil para voltar à chuva. O surfista amarrou a bandeira no pescoço porquê uma revestimento e se apresentou com ela. Italo encerrou sua participação levantando a bandeira, mesmo encharcada, enquanto pegava a vaga na esquerda e até deu um leviano, mas a bandeira encharcada grudou em seu rosto e ele caiu.

“[Comemoração] estilo Senna cá, lancei o Senna na esquerda [levantando a bandeira]. É um orgulho simbolizar o Brasil, que tem grandes guerreiros, grandes histórias, isso me motiva muito. Venci essa competição, campeonato que acabei ficando em segundo, me motivou, me fez treinar muito mais, destinar 100% a isso. Sou muito grato pela oportunidade”, disse Italo Ferreira, à TV Mundo.

Italo conquista seu primeiro título na piscina e aumenta a supremacia brasileira nas ondas artificiais. Ele foi vice-campeão da última edição do Surf Ranch, disputada em 2023. Com o título de Italo, o Brasil venceu quatro das cinco etapas disputadas na piscina.

Uma vez que foi a final
O indonésio foi o primeiro a pegar as ondas e teve performance protocolar. Waida não chegou a completar a sua direta, recebendo 6,17. Foi melhor na esquerda e recebeu nota 7,83, mas sem conseguir ameaçar o brasílico.

Italo mostrou a que veio logo de rostro, superando a mansão do 17 nas notas combinadas. A primeira tentativa do vencedor olímpico e mundial foi avaliada em 8,67, sua maior nessa direção. Ele também subiu o nível na esquerda, com nota 8,60. O brasílico foi o único em toda a lanço que passou dos 16 no somatório.

Waida voltou à piscina pressionado, não aumentou o que precisava na direita e ficou com o vice antes mesmo da segunda esquerda. Com os 6,67 que recebeu na terceira vaga, precisaria de mais do que a nota máxima (10) para conseguir sovar a marca inicial Italo. Não seria verosímil.

Com isso, Italo começou a comemorar quando ainda estava na areia. Ele foi para as tentativas finais exclusivamente para satisfazer com o regulamento e aproveitou para comemorar com a bandeira do brasil.

Caminho de Italo À final em Abu Dhabi
Classificatório (bateria 6)
– Italo Ferreira: 12,90 (5,50 de direita + 7,40 de esquerda)
– Bronson Meydi: 11,30
– Joel Vaighan: 10,50
Oitavas (bateria 5)
– Italo Ferreira: 15,17 (6,67 de direita + 8,5 de esquerda)
– Mateus Herdy: 12,6
Quartas (bateria 3)
– Italo Ferreira: 16,80 (7,67 de direita + 9,13 de esquerda)
– Kanoa Igarashi: 13,30
Semi (bateria 2)
– Italo Ferreira: 17,37 (8,17 de direita + 9,20 de esquerda)
– Jack Robinson: 15,03
Final
– Italo Ferreira: 17,27 (8,67 de direita + de esquerda)
– Rio Waida: 14,5

Leia Também: Ao lado de Neymar, Hulk se torna o brasileiro com mais gols em atividade