A Ipsos, empresa técnico em pesquisa de mercado e opinião pública, revelou dados sobre a expectativa e percepção global para o ano de 2025. Segundo o levantamento, o ano de 2024 foi provocador para muitos brasileiros. 65% da população brasileira avaliou o período de 2024 uma vez que ruim para o país e 53% uma vez que um ano ruim para si e suas famílias. Em ambas as perguntas, a percepção brasileira está alinha às médias globais —, 65% e 51%, respectivamente.
Apesar da visão mais sátira da maioria dos brasileiros ao ano que está acabando, a população demonstra esperança em relação ao porvir, destacando-se no otimismo em diversas áreas para 2025.
A pesquisa ainda mostra que a polarização deve continuar sendo uma tarifa recorrente. 62% dos brasileiros não acreditam que as pessoas serão mais tolerantes com visões diferentes.
Expectativa positiva sobre o porvir
O levantamento revela que 79% dos brasileiros acreditam que 2025 será um ano mais promissor que o atual, um índice que supera a média global de 71% e demonstra crédito em um cenário mais positivo.
Ou por outra, 60% dos brasileiros concordam com a asserção de que “a economia global será mais potente em 2025 do que em 2024”, um percentual também superior à média global, sendo de 51%.
Outro oferecido relevante é que 82% dos brasileiros pretendem estabelecer resoluções pessoais para o próximo ano, uma taxa que também supera a média global, com 75%. Esse comportamento reforça a disposição da população em buscar mudanças e melhorias em suas vidas, mesmo diante de um cenário ainda incerto.
Crédito na economia e consumo
A subida de preços, inflação e taxas de juros são pontos bastante na percepção dos entrevistados. 73% dos brasileiros acreditam que, de modo universal, os preços de produtos e serviços vão aumentar muito mais do que a renda das pessoas. 72% acreditam que num 2025 com taxas de juros maiores que o ano atual, e 67% creem que inflação será mais subida no próximo ano, o que sinaliza uma percepção de desafios persistentes no controle do dispêndio de vida.
Saúde e bem-estar em destaque
A pesquisa revelou otimismo significativo com relação à saúde. Enquanto 81% dos brasileiros acreditam que sua saúde física será melhor em 2025, 79% compartilham a mesma perspectiva para a saúde mental. Esse pensamento positivo pode estar ligado a iniciativas voltadas para hábitos mais saudáveis e ao aproximação crescente a serviços de saúde, embora questões uma vez que desigualdade no atendimento e aumento de doenças crônicas ainda sejam desafios importantes.
Perspectivas para o meio envolvente e tecnologia
Embora os brasileiros se mostrem otimistas em várias frentes, preocupações sobre mudanças climáticas e o impacto da tecnologia permanecem relevantes.
80% das pessoas no Brasil acreditam que a temperatura continuará a subir, perspectiva igual à média global. Já 74% acreditam que viveremos situações climáticas extremas no ano de 2025 e 57% dizem que algumas partes do país se tonarão inabitáveis por conta de eventos climáticos.
Com relação aos avanços tecnológicos, 68% das pessoas no Brasil responderam que a perceptibilidade sintético poderá gerar perda de empregos no país. Por outro lado, 46% dizem que a IA ajudará a produzir novas profissões que ainda não existem, tendo também um paisagem positivo na percepção das pessoas, evidenciando o estabilidade quebrável entre progresso e desafios sociais.
A pesquisa foi conduzida entre 25 de outubro e 8 de novembro de 2024 com a participação de 23.721 adultos entre 18 e 74 anos de 33 países. Para países uma vez que Brasil, Austrália, Canadá, França, Alemanha e outros, tapume de 1000 pessoas foram entrevistadas. A margem de erro é de 3,5 p.p.