Sim, leu bem. De acordo com um novo estudo, feito em múltiplas universidades nos Estados Unidos, as pessoas solitárias têm pesadelos com mais frequência. Trata-se de uma conclusão importante porque tanto solidão, como os distúrbios do sono, são problemas graves de saúde pública, afirmam os investigadores, em comunicado.
Para o estudo, disponibilizado no Journal of Psychology, os cientistas fizeram alguns questionários a mais de 1600 adultos, nos Estados Unidos, com idades compreendidas entre os 18 e os 81 anos.
Graças a isto, os investigadores observaram que “o stress faz parte da ligação entre a solidão e a frequência e intensidade dos pesadelos”. Segundo os investigadores, existem outros fatores que ligam a solidão aos pesadelos como a preocupação e a ansiedade, assim como a hiperexcitação, “descrita como o estado de alerta e concentração excessiva”. Todos estes estados mentais são associados à solidão.
“É muito cedo para falar de intervenções específicas de uma forma concreta”, disse Colin Hesse, investigador envolvido no estudo, “mas os nossos resultados são certamente consistentes com a possibilidade de o tratamento da solidão ajudar a diminuir os pesadelos. É uma possibilidade a abordar em estudos clínicos controlados”.
Leia Também: Boca seca? Baixa umidade do ar e a poluição pode afetar a saúde bucal