Intervenção artística da Semana Nacional dos Museus acontece em 10 pontos de Sorocaba

A população sorocabana já pode conferir gratuitamente a intervenção artística urbana com a temática dos museus, utilizando a técnica do lambe-lambe, com cartazes colados em muros, pontos de ônibus e postes em 10 pontos da cidade. A ação, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), faz parte da programação especial da 19ª Semana Nacional dos Museus.


Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a semana comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio) em todo o país. Neste ano, o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. De acordo com o mote, reimaginar um futuro para os museus significa, não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo.


Os 10 espaços públicos de Sorocaba que receberam a intervenção artística são: Praça Coronel Fernando Prestes (Centro), Parque “Carlos Alberto de Souza” (Campolim), Parque das Águas (Jardim Abaeté), Parque “Maestro Nilson Lombardi” (Jardim Ipiranga), Largo de São Bento (Centro), Praça de Aparecidinha (Aparecidinha), Terminal Santo Antônio (Centro), Terminal São Paulo (Centro), Viaduto da Avenida Afonso Vergueiro (Centro) e Terminal Vitória Régia (Vitória Régia).


O lambe-lambe é uma vertente da arte de rua, que utiliza o papel afixado em muros e postes como forma de intervenção em espaços públicos. Surgiu no final do século XIX, em contrapartida à indústria de impressão em massa, e é uma técnica urbana ligada ao grafite de rua. Além de valorizar as raízes e diversidades culturais brasileiras, esse tipo de atividade promove o fomento à cultura, formação e desenvolvimento artístico.


“Aplicamos o lambe-lambe em diversos pontos da cidade, por onde as pessoas circulam ou frequentam. O ‘painel’ mescla perguntas e imagens, questionando, por exemplo, o papel dos museus, se as pessoas conhecem esses espaços da nossa cidade e o que pensam para os museus no futuro, no pós-pandemia. Na verdade é uma intervenção provocativa ao público, com o objetivo de aproximar o sorocabano e a despertar nele curiosidades sobre os nossos museus”, explica a museóloga da Secretaria da Cultura, Daniella Moreira.


Exposição no Paço Municipal


Já, a exposição “Arqueologia na Terra Rasgada” estará, de 20 a 27 de maio, no andar térreo do Paço Municipal, com cinco banners contendo imagens e conteúdo informativo, em que a população terá a oportunidade de saber mais sobre a ciência da arqueologia e o que são os sítios arqueológicos pré-históricos.


O Estado de São Paulo possui vários sítios arqueológicos e alguns deles foram encontrados em Sorocaba, como no Parque São Bento e no Éden. Na mostra, as pessoas também vão poder ver a imagem de uma igaçaba, que faz parte do acervo municipal. As igaçabas eram feitas de argila e eram utilizadas pelos indígenas para colocarem seus alimentos, mas, em algumas ocasiões, serviam também como uma urna funerária.


Mais informações sobre a programação da 19ª Semana Nacional dos Museus em Sorocaba podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3231.1026 ou pelo e-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br.


Read More