Fotos: Renata Giron (Secom Sorocaba) e Embraer/Divulgação

Sorocaba recebeu, na manhã desta segunda-feira (7), na FBO da Embraer (Fixed-Based Operator – Operador de Base Fixa em português), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para tratar do processo de internacionalização do Aeroporto “Bertram Luiz Leupolz”, localizado no bairro Vila Santa Clara, na Zona Norte da cidade.

O ministro foi recepcionado pelo prefeito de Sorocaba em exercício, Fernando Martins da Costa Neto, pelo diretor da Embraer, Everton Vicente, além do superintendente de Infraestrutura de Operações da Rede VOA, Gustavo Junqueira, e o coordenador Regional da empresa, Adalberto Caminata.

Também estiveram presentes no encontro os secretários municipais Paulo Henrique Marcelo, de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Alexandre Caixeiro, de Segurança Urbana (Sesu) e Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom); além da superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jéssica Pedrosa; do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara; do superintendente da Sedetur, Fernando Marques; e do deputado federal Vitor Lippi.

Durante a visita, o ministro pôde conhecer a estrutura da Embraer, os hangares e as instalações para o processo de internacionalização. Até o momento, foram investidos cerca de R$ 2 milhões nas adaptações e a previsão para o processo ser concluído é até o fim deste ano de 2023. Assim que essa etapa estiver pronta, o objetivo é ampliar os voos executivos e, conforme análise da demanda, promover também voos comerciais de passageiros.

“Temos muitas empresas do setor aéreo aqui, no Brasil, e o aeroporto de Sorocaba tornou-se um polo de manutenção de grande porte. Por isso, esse passo de internacionalização ampliará o fluxo de aeronaves estrangeiras, desenvolvendo, ainda mais, a economia local”, disse o ministro.

Para o prefeito de Sorocaba em exercício, essa é uma grande oportunidade de expandir a qualificação no ramo de manutenção de aeronaves. “Além de acelerar a expansão na exportação e importação de peças, Sorocaba ainda terá uma grande oportunidade de ampliar a qualificação de mão de obra especializada, algo que já é uma referência em todo País”, destacou Fernando Martins da Costa Neto.