“A tecnologia move o mundo”, disse certa vez Steve Jobs (1955-2011), compreendendo a importância da inovação para trazer soluções que facilitam o dia a dia das pessoas.
Na Índia, uma adolescente de apenas 14 anos transformou sua bicicleta em uma máquina de lavar roupas para ajudar sua família.
Na casa de Remya Jose, estudante do último ano do ensino fundamental, não há energia elétrica. Até então, ela, a irmã e sua mãe lavavam roupas na mão mesmo, às margens de um rio.
Quando a mãe de Remya ficou doente, ela e sua irmã caçula assumiram a função. Em meio ao cansaço de lavar tantas peças toda semana, a estudante começou a pensar em maneiras de mudar sua realidade através da tecnologia.
Apesar do pouco acesso à informação, Remya conseguiu compreender como as máquinas elétricas de lavar roupas funcionava. Em seguida, replicou os mesmos conceitos em um protótipo que não exige eletricidade, apenas energia humana.
Com a ajuda do pai, eles conseguiram peças e materiais em um ferro velho e chegaram juntos ao design final da máquina de lavar manual.
Por fim, levaram-na até uma oficina local, que montou a invenção predominantemente feita com peças de uma bicicleta antiga de Remya.
Pensa no quão orgulhosos ficaram os pais da menina quando começaram a usar a máquina? Ela não só funcionava muito bem, como reduziu – e muito! – o cansaço e o tempo necessário para lavar as roupas.
A invenção de Remya se tornou conhecida nacionalmente e foi celebrada até pelo presidente da Índia em uma feira que premia inovações desenvolvidas em todo o país.
Agora aos 23 anos, a jovem trabalha na Fundação Nacional da Índia, entidade responsável por elaborar inovações para a comunidade rural da nação de 1,3 bilhão de habitantes.
Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:
Fotos: Reprodução / YouTube: Discovery Channel
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar