Uma câmera ao vivo instalada no Bar Kailua, na região da Costa da Caparica, em Portugal, registrou o exato momento em que um terremoto de magnitude 4,7 na graduação Richter atingiu a Praia da Nascente da Telha, na tarde desta segunda-feira (horário sítio).
O epicentro do tremor foi localizado a aproximadamente 14 quilômetros a sudoeste da cidade de Seixal, na região metropolitana de Lisboa. Segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), até o momento, não há registros de vítimas ou danos materiais significativos.
O terremoto foi sentido com maior intensidade nas cidades de Sintra e Almada, ambas próximas a Lisboa, atingindo o nível V na graduação de Mercalli, que mede a percepção do susto sísmico. Também houve relatos do tremor em diversas outras localidades do país, incluindo Coimbra, Albufeira, Portimão, Cascais, Lisboa, Oeiras, Vila Franca de Xira, Barroca, Palmela, Setúbal e Sines.
Portugal, principalmente a região sul do país, está localizado próximo a uma zona de atividade sísmica devido à interação entre as placas tectônicas Euroasiática e Africana. Tremores de menor intensidade são relativamente comuns na região, mas eventos mais fortes chamam a atenção dos especialistas e da população.
O IPMA segue monitorando a situação e orienta que, em caso de novos abalos, a população adote medidas de segurança, uma vez que evitar estruturas vulneráveis e buscar locais seguros.
Veja o vídeo na galeria supra.
Leia Também: Terremoto de magnitude de 4,7 atinge Grande Lisboa