RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Ronaldo Fenômeno quer ser presidente da CBF. O ex-jogador trabalha para concorrer na eleição do próximo ano, já que o procuração de Ednaldo Rodrigues termina em 2026. Nomes importantes do futebol e da seleção brasileira manifestaram pedestal a ele, que teve experiência uma vez que gestor no Cruzeiro e no Valladolid.
“Nas próximas eleições serei candidato. Vou falar sobre futebol e mostrar meus projetos e planos. Quero fazer com que a gente resgate o prestígio no futebol brasiliano. Vou expor a premência de mudança e convencer os dirigentes de que meu projeto é sério. Quero deixar um legado também uma vez que dirigente”, disse Ronaldo ao Jornal Vernáculo.O QUE DIZEM OS AMIGOS
Romário revelou o libido no pretérito de assumir a CBF e apoiou Ronaldo. Ele fez uma ponderação sobre a mudança dentro da entidade, mas acredita que o Fenômeno pode ajudar.
“Ronaldo já teve experiência no futebol no Cruzeiro e no Valladolid. Ele foi bastante feliz, mostrou capacidade e conhecimento. Tem no entorno pessoas para ajudar. Ser presidente da CBF não é fácil. Também já quis ser e vi a dificuldade que era. A CBF tem seus problemas. Deu uma mudada em relação à prevaricação que era antes com Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Del Nero. O presidente teve alguns erros, mas não vejo mais aquela escrotidão de prevaricação nesse atual procuração do Ednaldo. Mas quando falamos de Ronaldo podendo ser presidente da CBF, é sempre interessante”, disse Romário.ZINHO TAMBÉM ACREDITA QUE RONALDO TENHA O QUE É PRECISO
“Difícil falar de um colega, mas olhando pelo lado empresarial e profissional, o Ronaldo se preparou para isso. Tempos que ele já está nesse mercado uma vez que gestor, presidente. Há pouco tempo era do Cruzeiro. É muito pela presença dele que há o renascimento do clube. A grandeza, a camisa e a torcida o Cruzeiro tem de sobra, mas estava afundado em um mar de dívidas e problemas gravíssimos, na segunda repartição. O Ronaldo foi importante para a volta à primeira repartição. Acho que ele está capacitado para isso. E vem também o nome do fenômeno, as portas que se abrem para a CBF. O Brasil vai chegar com o representante, que é o Ronaldo. A Fifa olha dissemelhante, a Conmebol, o mundo. Vai depender, se ele for mesmo, o que vai fazer para potencializar isso”, disse Zinho.
Ronaldo Fenômeno já manifestou esse libido muitos anos antes. Em 2022, depois eliminação na Despensa no Qatar, disse em entrevista coletiva que estava à disposição da confederação brasileira para “ajudar no que fosse preciso”.