Entre as ações realizadas pelo programa “HumanizAção”, está o encaminhamento para tratamento especializado em dependência química, sempre que esse desejo é manifestado pelas pessoas abordadas socialmente. Apenas neste mês de dezembro, até o dia 8, as equipes do “HumanizAção” já puderam realizar quatro desses encaminhamentos.
Um deles foi o de uma mulher, de 41 anos, com Ensino Médio e técnico na área da saúde. “Ela mesma nos solicitou ajuda. Foi identificada como usuária de crack e álcool. Quando a encontramos, estava em estado alterado, mas aceitou ser atendida no SOS. Desde o início, conversamos muito com ela e desenvolvemos um respeito mútuo. Acredito que por isso ela nos ouviu e conseguiu entender a importância de receber tratamento para o caso específico da dependência”, contou a orientadora social do Serviço de Obras Sociais (SOS), Rosemeire Barbosa.
Os encaminhamentos foram feitos para o Grupo de Apoio e Combate a Droga e Álcool Santo Antônio (GRASA), que oferece acolhimento e assistência em saúde especializada nesses casos. Desde o início do programa, já foi atendido nessa área da dependência química um total de 20 pessoas, que aceitaram o tratamento.
“Quando uma pessoa aceita ajuda, é muito gratificante para nós, que atuamos diariamente com essas pessoas, pois nós sempre acreditamos na possibilidade de recuperação e nos empenhamos muito para isso”, conclui Rosemeire.
Nova ação do “HumanizAção”
As ações do programa “HumanizAção” continuam sendo realizadas todos os dias, em vários pontos da cidade. Na noite desta terça-feira (7), foram abordadas seis pessoas em situação de rua, sendo que cinco delas aceitaram acolhimento no SOS, onde são oferecidos alimentação completa, banho, roupas limpas e pernoite.
As equipes contam com profissionais da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania (Secid) e SOS, além de apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes. As atividades ocorreram em dois pontos centrais da cidade: Praça Cel. Fernando Prestes e Rodoviária.
Além dos telefones que já vem sendo amplamente divulgados à população para informar sobre locais onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de auxílio: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid), agora também é possível contar com os números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.
Foto: GCM/Divulgação
Urbes – Agência de Notícias