O Programa “HumanizAção Inverno” realizou duas ações intensivas no domingo (1), sendo que a primeira teve início no período da manhã, estendendo-se até as 14h e a segunda, à noite, das 18h às 22h. Ao longo de toda a operação, 43 pessoas em situação de rua foram abordadas e 36 aceitaram acolhimento social no SOS (Serviço de Obras Sociais), onde recebem alimentação completa, banho, roupas limpas e abrigo para o pernoite.
As ações do programa são realizadas diariamente e de forma integrada por equipes da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania (Secid) e SOS, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes. Foram percorridos os seguintes pontos no domingo: Praça Cel. Fernando Prestes, Praça Frei Baraúna, Mosteiro de São Bento, Rodoviária, Centro de Triagem, Rua Atanásio Soares, Rua Colorado, Av. Sen. Vergueiro e Av. Dr. Luiz Mendes de Almeida.
“Estamos intensificando as ações que visam ao acolhimento dessas pessoas, especialmente no momento em que as temperaturas estão mais baixas, e vemos que a aceitação por auxílio felizmente é crescente”, afirma o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.
A população também pode colaborar, ligando para o telefone: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid) e informando os locais da cidade onde há pessoas em situação de rua, necessitando de acolhimento e cuidados. Também é possível contribuir, doando alimentos não perecíveis, roupas ou cobertores. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.
Fotos: GCM/Divulgação
Segurança – Agência de Notícias