As equipes do programa “HumanizAção” Inverno” realizaram abordagens sociais a pessoas em situação de rua em oito pontos da cidade, na noite desta sexta-feira (20), dos quais a ida a quatro locais foi motivada por meio de informações da população.
Ao todo, 40 pessoas em situação de rua foram abordadas e 29 aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), entidade parceria da Prefeitura de Sorocaba nesse programa, que acontece diariamente. Lá, as pessoas têm à disposição alimentação completa, banho, roupas limpas e podem pernoitar.
As atividades ocorreram das 19h à meia-noite, com abordagens sociais realizadas nas Praças Coronel Fernando Prestes e Frei Baraúna, Rodoviária e Centro de Triagem.
Motivada pela colaboração de munícipes, por meio de informações recebidas pelos telefones (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid), a equipe do programa “HumanizAção Inverno” ainda esteve na Rua Ovídio de Campos (atrás do Hospital Regional), nas imediações do Pronto-socorro da Santa Casa, na Rua José Manoel de Oliveira e na Avenida Itavuvu.
Para o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, esse apoio da população é fundamental. “Para garantir um amplo atendimento e que possamos oferecer condições dignas a esses cidadãos, contamos muito com a ajuda dos munícipes, informando os locais da cidade onde há pessoas em situação de rua, necessitando de acolhimento e cuidados”, destaca.
O programa “HumanizAção Inverno” é coordenado pela Controladoria Geral do Município e Secretaria da Cidadania (Secid), com o apoio do SOS, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) é parceiro da iniciativa e solicita, àqueles que puderem, a doação de alimentos não perecíveis, roupas ou cobertores, para atender a esse público em situação de vulnerabilidade. O contato é pelo telefone: (15) 3238-2503.
Cidadania – Agência de Notícias