HUMANIZAÇÃO – Entenda como funcionam os trabalhos do Centro de Triagem para os acolhidos pelo programa “HumanizAção”

O programa social “HumanizAção”, que atua 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos feriados, ao longo desses dois anos e três meses de atividades na cidade de Sorocaba, conta também com o importante trabalho do Centro de Triagem, que acolhe as pessoas em situação de rua que aceitam auxílio das equipes especializadas. Somente neste ano de 2023, foram atendidas pelo Centro de Triagem 1.310 pessoas em situação de rua.

No local, os acolhidos recebem alimentação, banho, toalhas e roupas limpas, kit de higiene e passam pelo atendimento da Assistência Social para encaminhamentos, como, por exemplo, a retirada de segunda via de documentos, entre outras necessidades. Além disso, a equipe oferece serviços de saúde, de defensoria pública, encaminhamentos para vagas de emprego no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e retorno ao lar para reencontro dos familiares, isto sempre quando é possível e da vontade do assistido.

“Esse trabalho é de fundamental importância, pois promove dignidade e uma nova chance de vida àquela pessoa que se encontra em situação de rua e na mesma condição, há muito tempo. Evidentemente que exige um esforço contínuo, mas nossas equipes estão muito empenhadas na realização desse importante trabalho diário”, comenta o secretário de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia.

Ações de domingo a domingo

Ao longo do último domingo (26), as equipes do programa “HumanizAção” realizaram 155 abordagens especializadas a pessoas em situação de rua, em 29 diferentes pontos da cidade, sendo que 42 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).

As equipes percorreram os seguintes locais: Mosteiro de São Bento, Rua Padre Luiz, Rua São Bento, Rua XV de Novembro, Praça Dr. Arthur Fajardo, Largo do Rosário, Boulevard Braguinha, Rua da Penha, Barão do Rio Branco, Rua Sete de Setembro, Avenida Gal. Carneiro, Avenida Dr. Armando Pannunzio, Largo do Líder, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Avenida São Paulo, Praça da Bandeira, imediações da Rodoviária, Praça Dom Tadeu Strunck, Avenida Cel. Nogueira Padilha, Praça Nove de Julho, Praça Mãe Preta, Avenida Itavuvu, Praça Frei Baraúna, Rua Padre Luiz, Rua Cesário Mota, Praça Pedro de Toledo, Rua Comendador Oetterer, Rua Moacyr Figueira e Praça Frei Baraúna.

O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Saiba como ajudar

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Cidadania – Agência de Notícias