Um dos pontos de atenção do programa “HumanizAção” é o combate à questão da dependência química, problemática vivida por parte significativa das pessoas que estão em situação de rua.
Sempre que é realizada a abordagem social e tal situação é identificada, é feito um esforço por parte das equipes, no sentido de proporcionar atendimento especializado para quem necessita e aceita esse auxílio. Por outro lado, é comum haver resistência na aceitação do tratamento proposto, por demandar a internação do usuário, via de regra.
Ainda assim, até outubro deste ano, o “HumanizAção” já havia encaminhado 13 pessoas para atendimento especializado nessa área.
A maioria dos encaminhamentos é feita para o Grupo de Apoio e Combate a Droga e Álcool Santo Antônio (Grasa), mas podem ser feitos também para unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
“Sabemos que essa é uma realidade, não somente em Sorocaba, mas em todas as metrópoles do País. Poder realizar esse encaminhamento é muito importante, pois permite que uma situação que compromete a saúde e o bem-estar dessas pessoas seja atendida e pode proporcionar uma verdadeira mudança de vida para essas pessoas”, afirma o secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa.
Abordagens sociais
O programa “HumanizAção” segue diariamente realizando abordagens sociais pela cidade. Na noite desta terça-feira (30), as equipes abordaram um total de 20 pessoas e 15 aceitaram receber acolhimentos no Serviço de Obras Sociais (SOS). As ações aconteceram nos seguintes pontos: Praça Cel. Fernando Prestes, Praça Frei Baraúna, Rua São Bento, Rodoviária, Praça Pedro de Toledo e Av. Paulo Mont Serrat.
Integram essas ações diárias do “HumanizAção” profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS (Serviço de Obras Sociais), contando ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.
Informações pelo WhatsApp
Além dos telefones que já vem sendo amplamente divulgados à população para informar sobre locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de ajuda – (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) –, agora também é possível contar com os números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.
Por sua vez, quem quiser ajudar, por meio da doação de alimentos, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.
Fotos: GCM/Divulgação
Segurança – Agência de Notícias