“HumanizAção” acolhe 11 pessoas em situação de rua nesta sexta-feira (30)

Ao longo desta sexta-feira (30), os profissionais do programa “HumanizAção” percorreram sete locais de Sorocaba e atenderam 19 pessoas em situação de rua, sendo que 11 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Socias (SOS). Lá na entidade, são disponibilizados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.

O programa municipal é realizado de forma integrada, reunindo equipes da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e da Secretaria da Saúde (SES), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Foram percorridos os seguintes endereços: Praça Coronel Fernando Prestes, Rua Boulevard Braguinha, Avenida Cel Nogueira Padilha, imediações do “Trevo da Vida”, Praça Lions, Rua Bernardo Medeiros e Rua Paulo Setúbal.

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Além disso, durante as estações mais frias do ano, animais de estimação que estejam na companhia das pessoas acolhidas ou que se encontrem abandonados nas ruas também recebem abrigo, com ações por parte da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

Ainda, outra forma de colaborar é doando rações, roupinhas e casinhas para pets, que vão ajudar a abrigar e aquecer os animaizinhos acolhidos. As doações podem ser entregues, das 8h às 17h, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, da Sema, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

Cidadania – Agência de Notícias