Considerados serviços essenciais, os hotéis permanecem abertos em Sorocaba, respeitando todos os protocolos de segurança e recepcionando 40% de sua capacidade de hóspedes, conforme o Plano São Paulo.
A classificação como serviço essencial é prevista no Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020, no art. 3º, que menciona “serviços de repouso” e incluída também no Decreto Federal nº 10.329, de 28 de abril de 2020. Ainda, o Decreto Estadual nº 64.881, de 22 de março de 2020, elenca a categoria “hotéis” como serviços essenciais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo, explica a importância do funcionamento dos hotéis neste momento. “A rede de hospedagem não acomoda pessoas apenas em momentos de lazer, mas também recebe a estadia de profissionais da saúde, população vulnerável em grupo de risco, familiares e amigos de pessoas internadas ou com necessidade de cuidados médicos”, disse.
“Além disso, a rede hospeda também profissionais de abastecimento de outros produtos e serviços essenciais, tais como do ramo alimentício ou de combustíveis, profissionais da segurança pública, profissionais de abastecimento de serviços, como de água, luz, gás e telecomunicações, tripulação de aeronaves, profissionais de apoio logístico ao turismo ou turistas que precisam retornar aos seus países de origem”, completou o secretário Coivo.
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias