Há um novo teste capaz de identificar Alzheimer antes da perda de memória

Está em desenvolvimento no Reino Unido mais um teste capaz de auxiliar na identificação do Alzheimer antes do surgimento de sintomas como perda de memória. A pesquisa está sendo realizada na Universidade de Warwick e envolve o uso de uma máquina capaz de recriar sabores com precisão.

Como funciona? O objetivo é que os participantes cheirem e bebam diferentes soluções aromáticas e as descrevam. Aqueles que não obtiverem resultados positivos serão submetidos a outros testes capazes de diagnosticar a doença, explicam os cientistas citados pelo jornal The Independent.

Trata-se de um teste não invasivo e simples, no qual os participantes cheiram e provam diferentes sabores, identificando características como o mais doce e o mais adstringente, entre outros. Caso o teste não seja bem-sucedido, são realizados exames como ressonâncias magnéticas e análises do líquido cefalorraquidiano para confirmar ou descartar o diagnóstico.

“Nossos dados preliminares mostram diferenças na percepção de sabores entre pessoas com Alzheimer e aquelas sem a doença, por isso esperamos obter mais apoio e implementar esses testes de triagem em todo o Reino Unido”, explica Alan Chalmers, um dos pesquisadores.

Leia Também: A relação entre seus genes e os alimentos que você come

Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle