O Grêmio fez jus ao fator morada para vencer pela primeira vez nesta edição do Campeonato Gaúcho. Na noite deste domingo, no duelo que fechou a segunda rodada da primeira tempo, o tricolor recebeu e goleou o Caxias por 4 a 0. Braithwaite, Pavón, Monsalve e Edenílson, todos no segundo tempo, marcaram os gols.

 

Com o resultado, o Grêmio assume a liderança do Grupo A com quatro pontos. A chave ainda tem São José e Guarany de Bagé, com dois, e Avenida, com um. O Caxias, por sua vez, conheceu sua primeira guião e caiu para segunda colocação do Grupo B com três pontos. O Internacional lidera a chave com quatro.

O Grêmio ditou o ritmo no primeiro tempo e criou as principais opções desde o início. Aos sete minutos, Pavón encontrou Aravena, livre dentro da extensão, que finalizou possante, mas Matheus Emiliano conseguiu voar na globo para espalmar para fora.

Já aos 22, foi a vez de Cristaldo levar risco. O meio-campista recebeu de Braithwaite e finalizou réptil. O goleiro rival ainda resvalou na globo, que acabou explodindo na trave antes de trespassar pela risca de fundo.

Mas logo na volta para o segundo tempo, o Grêmio conseguiu furar o placar. No primeiro lance, Braithwaite tabelou com Edenilson, invadiu a extensão e bateu de perna esquerda para superar Matheus Emiliano. O goleiro acabou errando o tempo de globo no lance e viu a globo morrer no fundo da rede.

Depois deste gol, o Grêmio cresceu e não demorou para ampliar. Aos 24 minutos, André Henrique puxou o contra-ataque e encontrou Pavón, que deixou os defensores para trás e com um toque ligeiro, conseguiu superar o goleiro rival.

Do outro lado, o Caxias até esboçou uma reação, mas viu o Grêmio marcar mais um gol aos 35 minutos. Edenilson avançou em velocidade pela direita e acionou Pavon, que cruzou para extensão. Esperto, Braithwaite deixou a globo passar, que sobrou livre para Monsalve dominar e escadeirar no cantinho, sem chances para o rival.

No extinguir das luzes, foi a vez de Edenilson deixar a sua marca para fechar o placar em 4 a 0. Pepê lançou o volante na extensão, que só teve o trabalho de escadeirar na saída do goleiro.

Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira (29) para a disputa da terceira rodada. Às 21h30, o Caxias recebe o Brasil de Pelotas, no estádio Centenário. Mais tarde, às 22h, o Grêmio visitante o Monsoon, no estádio do Vale, em Novo Hamburgo.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 4 X 0 CAXIAS

GRÊMIO – Gabriel Grando; João Pedro, Jemerson, Gustavo Martins e Mayk (Viery); Dodi (Edenílson), Villasanti, Pavon (Pepê), Cristaldo (Monsalve) e Aravena (André); Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros.

CAXIAS – Matheus Emiliano; Thiago Ennes, Douglas e Lucas Cunha (Alisson); Marcelo Nunes, Lorran (Gustavo Nescau), Pedro Cuiabá (Vinícius Guedes), Kelvyn (Iago) e Nicholas; Richard (Paulinho Souza) e Welder. Técnico: Luizinho Vieira.

GOLS – Braithwaite, no 1º minuto, Pavón, aos 24, Monsalve, aos 35, e Edenílson, aos 47 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Lorran, Pedro Cuiabá, Thiago Ennes e Welder (Caxias).

ÁRBITRO – Anderson Daronco.

RENDA – R$ 836.233,00.

PÚBLICO – 17.438 pagantes (17.639 no totalidade).

LOCAL – Estádio do Grêmio, em Porto Satisfeito (RS).