O Grêmio perdeu uma grande chance de se alongar da zona de rebaixamento no Campeonato Brasílico. Em duelo direto e no clássico gaúcho, o time de Renato Portaluppi sofreu a viradela, mas buscou o empate nos acréscimos contra o Juventude, por 2 a 2, nesta quarta-feira, pela 34ª rodada. Apesar da luta pela paridade no placar, o time deixou a Estádio do Grêmio sob fortes vaias dos torcedores.
Isso porque o Grêmio não conseguiu encaminhar a permanência, chegando próximo aos 45 pontos. O empate deixou a equipe com 40 pontos, em 13º lugar, dentro da zona de classificação para a Despensa Sul-Americana. Já o Juventude deixou a zona de rebaixamento, aparecendo em 15º lugar, com 38 pontos.
O duelo começou com o Grêmio em vantagem. Surpresa na escalação, Diego Costa recebeu belo lançamento de Edenilson e serviu Braithwaite para percutir réptil da ingresso da espaço e perfurar o placar logo com dois minutos de jogo. O gol cedo deixou o jogo atado, com muitas disputas de globo no meio de campo e poucas chances claras de gol.
Emoção mesmo ficou para a reta final. João Pedro bateu disposto e quase ampliou. Aos poucos o Juventude foi conquistando espaço. Lucas Barbosa arriscou da ingresso da espaço e assustou Marchesín. No último lance da primeira lanço, Ewerthon cobrou falta na espaço e Luis Mandaca cabeceou para deixar tudo igual, aos 50.
No segundo tempo, o quadro foi outro. O time de Caxias do Sul foi quem voltou melhor e virou o marcador. Mandaca deu belo passe para Lucas Barbosa, que bateu de cavadinha para marcar um belo gol. A vantagem visitante poderia ter sido maior na sequência, mas Marchesín defendeu a cobrança de pênalti de Gabriel Taliari.
A viradela tirou a paciência do torcedor, que passou a vaiar o time. Mesmo com mais posse de globo, o Grêmio não conseguia fabricar chances reais de gol. A pressão veio nos acréscimos, Reinaldo cobrou possante a falta e Gabriel salvou. Logo depois, Monsalve acertou o travessão. De tanto teimar, o empate veio aos 48. quando Cristaldo bateu falta réptil, João Lucas tentou trinchar, mas acabou marcando contra.
O Grêmio volta a campo somente na próxima quarta-feira, às 21h, contra o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Já o Juventude atua no sábado, às 19h30, contra o Cuiabá, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 2 JUVENTUDE
GRÊMIO – Marchesín; João Pedro, Pedro Geromel (Soteldo), Rodrigo Ely (Gustavo Martins) e Reinaldo; Dodi, Pepê (Monsalve), Edenílson (Pavón) e Cristaldo; Braithwaite e Diego Costa (Arezo). Técnico: Renato Gaúcho.
JUVENTUDE – Gabriel; Ronaldo, Danilo Boza e Lucas Freitas; João Lucas, Jadson, Luis Mandaca (Jean Carlos) e Ewerthon (Zé Marcos); Lucas Barbosa (Marcelinho), Gabriel Taliari (Nenê) e Erick (Gabriel Inocêncio).Técnico: Fábio Mathias.
GOLS – Braithwaite, aos dois, Luis Mandaca, aos 50 minutos do primeiro tempo. Lucas Barbosa, aos sete, João Lucas (contra), aos 48 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Pedro Geromel, Pepê e Diego Costa (Grêmio); João Lucas, Luis Mandaca, Ewerthon e Lucas Barbosa (Juventude).
ÁRBITRO – Bruno Arleu de Araújo (RJ).
RENDA – R$ 2.297.345,00.
PÚBLICO – 40.426 torcedores.
LOCAL – Estádio do Grêmio, em Porto Feliz (RS).
Leia Também: São Paulo sofre abalo, é resiliente, mas fica apenas no empate contra Red Bull Bragantino