O Google Maps anunciou que alterará o nome do “Golfo do México” para “Golfo da América”, seguindo a oficialização da mudança pelo Departamento do Interno dos Estados Unidos, medida assinada pelo presidente Donald Trump em 20 de janeiro. A modificação será implementada logo que as fontes governamentais forem atualizadas no Sistema de Nomes Geográficos dos EUA, conforme informou o Google em uma publicação na plataforma X (macróbio Twitter) nesta segunda-feira (27).

 

A empresa destacou que tem porquê prática padronizar nomes de locais em seus mapas de concórdia com as designações oficiais governamentais. “Quando os nomes oficiais variam entre países, os usuários podem ver o nome lugar em suas regiões. Fora desses países, exibimos ambos os nomes. O mesmo se aplicará cá”, esclareceu a publicação do Google.

A mudança para “Golfo da América” foi uma promessa de campanha de Trump, que reiterou seu compromisso durante sua posse em janeiro. Além do Golfo do México, a gestão também alterou o nome da serra Denali, no Alasca – o pico mais cimeira da América do Setentrião – para “Monte McKinley”, retomando o nome anterior ao decreto assinado pelo ex-presidente Barack Obama em 2015.

Essas alterações geraram reações, principalmente no México, onde o nome “Golfo do México” será mantido no Google Maps, enquanto fora dos dois países ambos os nomes serão exibidos. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, fez um observação bem-humorado sugerindo que a América do Setentrião fosse renomeada porquê “América Mexicana”, em referência a um macróbio planta histórico da região.

As alterações no Google Maps, plataforma que pertence à Alphabet, seguirão os mesmos critérios aplicados pelo governo dos EUA. A empresa informou que a modificação será visível somente em território norte-americano. Nos demais países, os usuários continuarão a ver as denominações tradicionais, com os dois nomes sendo exibidos em regiões fora dos países diretamente envolvidos.

Leia Também: DeepSeek desafia gigantes da IA com modelo econômico que abala Wall Stre