SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Google Maps passou a apresentar nesta segunda-feira (10) o termo “Golfo da América” porquê um nome recíproco para o Golfo do México, o maior golfo do mundo.

 

Nomes variam nos EUA, México e no resto do mundo. De entendimento com o Google, o termo Golfo da América porquê o único nome da região aparece unicamente para quem acessa o serviço de mapas da empresa do território estadunidense. Para quem acessa do México, o nome se mantém porquê o original. Já para as outras partes do mundo, porquê no Brasil, as duas versões são apresentadas, com o nome proposto por Trump figurando entre parênteses.

Companhia já havia informado que faria a mudança. A empresa informou, ainda em janeiro, que tem “uma prática de longa data de infligir mudanças de nome quando elas são atualizadas em fontes oficiais do governo”.

Novo nome faz segmento do pacote de decretos assinados por Donald Trump. O magnata assinou uma série de ordens executivas logo que tomou posse porquê presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro. Uma delas definia que o Golfo do México fosse rebatizado para Golfo da América. Segundo o presidente, as mudanças “honram a grandeza americana”.

Tópico foi minimizado pela presidente mexicana. Claudia Sheinbaum afirmou que a mudança só valeria para os Estados Unidos. “Para nós e para o resto do mundo inteiro segue sendo o Golfo do México”.

Maior pico do país também teve seu nome modificado por Trump. O mesmo decreto do presidente americano rebatizou o Monte Denali, no Alasca, para Monte McKinley. O sítio foi renomeado para Denali em 2015, pelo ex-presidente Barack Obama, porquê um meneamento à população nativa da região. Porém, o nome não havia sido modificado no Maps até a tarde desta terça-feira (11).

O QUE É UM GOLFO?

É uma grande dimensão de chuva salgada parcialmente cercada por terreno, geralmente com uma sinceridade estreita para o mar. Ele é uma particularidade geográfica que se forma quando a chuva do mar invade a costa, criando uma espécie de “inflexão” ou “depressão” na risca costeira. Os golfos são importantes para a navegação, pesca e até mesmo para a geração de portos naturais.

Brasil também tem seus golfos. Dois exemplos são os de Santos, formado pelos rios Bertioga e Cubatão e que abriga o Porto de Santos, e o de Santa Catarina, onde está a cidade de Florianópolis, capital do estado.