A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou uma nova ação em conjunto com a Secretaria da Cidadania (Secid) e o Serviço de Obras Sociais (SOS), de abordagem a pessoas em situação de rua. A operação ocorreu entre as 20h30 de segunda-feira (22) e 9h40 desta terça-feira (23), em cinco pontos na região central da cidade: Rodoviária, Cemitério da Saudade, Praça Frei Baraúna (Fórum Velho), proximidade do Viaduto Jânio Quadros e Rua Luiz Mendes de Almeida.
Ao todo, 23 pessoas foram abordadas e cinco delas aceitaram ser encaminhadas ao SOS para receber atendimento social e pernoitar no local. As equipes ainda recolheram materiais inservíveis, que estavam abandonados em locais onde não havia pessoas em situação de rua.
O objetivo dessas abordagens é verificar a situação específica de cada uma dessas pessoas e oferecer os serviços de acolhimento e de saúde que são disponibilizados gratuitamente aos munícipes, de modo que elas possam ter acesso a outras oportunidades de vida.
Quatro GCMs, em duas viaturas, além de três colaboradores da Secid e seis do SOS atuaram na ação, que teve a supervisão do secretário de Segurança Urbana, Coronel Vitor Gusmão; do Controlador Geral do Município, João Alberto Corrêa Maia, e da coordenadora na Secid, Camila Garcia.
A população pode contribuir com esse trabalho social, encaminhando informações para a GCM sobre pessoas que precisam desse atendimento, pelo número 153.
Além de prestar apoio a essa operação, a GCM também realizou patrulhamento de rotina pela cidade, incluindo ronda preventiva aos próprios públicos, como escolas, praças, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Casas do Cidadão, Ginásio de Esportes, entre outros.