A Guarda Civil Municipal (GCM) vem mantendo as fiscalizações preventivas a bares e outros estabelecimentos que podem causar aglomerações em todas as regiões da cidade. As ações vêm se intensificando, inclusive durante os dias de semana, e têm contado também com a colaboração da população, ao denunciar locais com atividades que desrespeitem as regras de combate à Covid-19.
Contando com o efetivo de oito guardas civis, em três viaturas, foram verificadas denúncias de moradores em seis locais, durante a noite desta segunda-feira (25): uma tabacaria e um bar, no bairro Barcelona; o Parque dos Espanhóis, onde havia grupos de pessoas reunidas; um trailer de venda de lanches, no Altos do Ipanema 2; um bar na Vila Santana, além de um comércio no bairro Santa Maria.
Um desses locais já se encontrava fechado quando a Guarda Municipal chegou e, nos outros, os proprietários foram instruídos a fechar e respeitar as orientações do Plano São Paulo. A mesma orientação foi transmitida aos frequentadores do Parque dos Espanhóis.
Além dessas averiguações, foi realizada ronda preventiva em bairros, incluindo Brigadeiro Tobias, Carandá, Jardim Paneiras, Vila Helena e Centro.
Segurança
Os próprios municipais e outros locais que recebem público também são foco de atenção nessas rondas. Durante a noite e madrugada desta segunda-feira, foram verificadas CEIs e Escolas municipais, a Rodoviária, a Usina Cultural, o SOS, sendo que nada de irregular foi constatado.
Um veículo que encontrava-se abandonado, no Jardim Piratininga, foi removido.
Na Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga e na CEI-97 ocorreram disparos de alarme, mas, ao verificar esses locais, não havia nada suspeito.