Fotos: Michelle Alves / Secom
A Guarda Social Municipal (GCM) de Sorocaba, ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), intensificou as ações preventivas na região medial da cidade, devido ao aumento de movimento decorrente das festividades de termo de ano. O esquema próprio foi iniciado no dia 2 de dezembro e ganhou reforço próprio desde esta sexta-feira (13), com o propósito de melhorar a sensação de segurança da população.
A GCM opera com equipes em base traste na Terreiro Coronel Fernando Prestes e mantém viatura na Rodoviária, realizando ainda patrulhamento periódico pelos terminais de ônibus, ao longo do dia. Nos fins de semana, também foram ampliadas as rondas nos periferia do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
Equipes da GCM em motocicletas ampliam o patrulhamento preventivo na região medial, assim uma vez que agentes do programa “HumanizAção” realizam trabalho de escora social. Da mesma forma, a Corporação presta escora à Polícia Militar (PM), que também mantém cronograma de ações preventivas e integradas para levante termo de ano.
Desde o início de dezembro, a GCM realizou 742 ações de patrulhamento em locais públicos no Meio de Sorocaba. O número de atendimentos efetuados na região medial, até quinta-feira (12), somava 66 ocorrências, entre elas, 22 de escora à fiscalização, 20 abordagens sociais, seis averiguações e três remoções de veículos.
“Aliás, nesta sexta-feira à noite (13) temos ação maciça das forças de segurança, de visibilidade e atuação integrada. Por fim, as festividades do “Natal Iluminado 2024”, iniciativa da Prefeitura e da Associação Mercantil de Sorocaba tem atraído um grande público e a proposta é prometer a tranquilidade de quem vai às compras ou quer simplesmente passear”, destaca o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia.
O Poder Público Municipal conta ainda com o reforço das equipes da Operação Delegada, aproveitando o efetivo de PMs que, nos horários livres de graduação de trabalho, atuam uma vez que agentes do serviço público municipal. Bloqueios e patrulhamentos em cruzamentos e pontos estratégicos no Meio e nos bairros também estão ocorrendo por secção da PM, mais as ações de saturação, para inibir eventos irregulares e outras ocorrências.
Em caso de emergência, as forças polícias poder ser acionadas pelos telefones: 153 (GCM), 190 (PM) 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Resguardo Social). Os contatos podem ser usados ainda para que a população contribua com as autoridades, em caso de suspeita de irregularidades, denúncias e informações que contribuam para a melhoria da segurança pública.