A Guarda Civil Municipal (GCM) e o setor de Fiscalização de Posturas de Bares, da Prefeitura de Sorocaba, realizaram ação, na noite de quarta (25) e madrugada desta quinta-feira (25), para coibir aglomerações em estabelecimentos comerciais. A fiscalização ocorreu em oito endereços, em diferentes pontos da cidade, a partir de denúncias feitas por munícipes, via fone 156.
Um estabelecimento no Jardim Ipiranga operava sem licença municipal e o proprietário foi multado pelos fiscais. Já, outro bar, no Jardim Santa Bárbara, também teve que encerrar as atividades, após notificação por falta de apresentação do alvará de funcionamento.
Três deles, um do Jardim Simus e dois no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, foram orientados a interromper as atividades, pois descumpriam as determinações do Plano São Paulo.
Outros dois bares, um no Jardim Santa Bárbara e outro no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, estavam fechados no momento em que os GCMs e fiscais chegaram aos locais. Um estabelecimento não foi localizado pelas equipes, com base no endereço que constava na denúncia.
“Ainda há estabelecimentos que insistem em descumprir as determinações. A população tem feito a sua parte, informando sobre movimentações suspeitas ou aglomerações em estabelecimentos comerciais e locais públicos. Vamos continuar coibindo essas práticas”, fala o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Coronel Vitor Gusmão.
As rondas preventivas também tiveram continuidade durante o plantão noturno da GCM, sobretudo nas imediações dos próprios públicos, visando à integridade desses locais e à segurança da população. “Os munícipes também têm sido muito parceiros, informando sobre atividades suspeitas”, acrescenta o secretário. O contato da população com as autoridades pode ser feito pelo telefone 153, no caso da GCM, ou 190, da PM.
Saúde – Agência de Notícias