Foto: GCM
A Guarda Social Municipal (GCM) de Sorocaba deteve, na tarde de terça-feira (8), um varão de 45 anos de idade, culpado de invadir a lar da mãe dele, localizada na Vila Helena, Zona Oeste da cidade, e agredi-la. A vítima, de 81 anos, também era amparada por medida protetiva judicial que impedia o rebento de se aproximar dela.
Inicialmente, o neto da vítima foi quem contatou a GCM, via telefone 153, informando que o atacador continuava no imóvel. Na sequência, por volta das 12h45, a mulher acionou o alerta via aplicativo de celular, que ampara mulheres que sofreram violência doméstica e estão amparadas por medida judicial.
Ao chegar ao lugar, a GCM constatou que a vítima estava nervosa, chorando e visivelmente saída. Ao passo que o suspeito estava deitado no sofá, buliçoso e nervoso, recusou-se a ser represado. Disse que já havia descumprido a medida protetiva anteriormente e que fosse liberado dessa vez. Mesmo posto na viatura, o atacador continuava nervoso e deu pontapés contra o veículo.
A vítima relatou que o rebento dela tinha derrotado no portão da residência e identificou-se falsamente porquê funcionário dos Correios. Quando ela abriu o portão, foi empurrada e o atacador invadiu a lar. Também segundo o relato da idosa, o atacador foi direto ao banheiro para tomar banho e depois procurou por comida. Ao pedir que deixasse a residência, ele reagiu de forma violenta, chutando a vítima, que acionou a GCM.
Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Resguardo da Mulher (DDM) de Sorocaba, onde houve o registro de Boletim de Ocorrência de Violação Consumado. O atacador acabou indiciado por violência doméstica – descumprimento de medida protetiva de urgência, lesão corporal e prenúncio.
Na sequência, ele foi transportado ao Plantão da Polícia Social, permanecendo recluso, à disposição da poder judiciária. Por sua vez, a vítima foi acompanhada pela GCM de volta à lar dela.