A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve, na noite de domingo (27), um homem de 39 anos de idade e outro de 30, ambos por violarem medida protetiva judicial, ligada a casos de violência doméstica. As ocorrências foram, respectivamente, no Parque Vitória Régia, Zona Norte da cidade, e no Jardim Novo Mundo, na Zona Sul.

Na primeira delas, no Parque Vitória Régia, a vítima, de 32 anos, acionou a GCM por volta das 18h, pelo aplicativo de telefone celular que protege mulheres acometidas por violência doméstica e que estão amparadas por medida judicial. Ela informou que, ao chegar em sua residência e junto do seu atual companheiro, seu ex-marido, de 39 anos, apareceu e ameaçou enforcá-la.

O agressor reside na mesma rua e estaria enciumado por ela estar em outro relacionamento. Ele foi detido na frente da residência da vítima e o caso foi apresentado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba. A autoridade de plantão determinou o registro de Boletim de Ocorrência de Ameaça e Violência Doméstica.

A ocorrência seguinte, no Jardim Novo Mundo, foi às 19h. Uma mulher de 30 anos acionou a GCM, também pelo aplicativo de emergência. O ex-companheiro dela, também de 30 anos, foi abordado depois de invadir o apartamento da vítima. Inicialmente, o acusando permaneceu sentado no sofá da sala e se recusou a deixar o local. A guarnição chegou ao local juntamente com a viatura de apoio da Ronda Municipal (Romu) e o deteve.

A GCM apresentou os envolvidos na DDM Sorocaba, mas o caso foi encaminhado para o plantão de polícia de Votorantim, para elaboração do Boletim de Ocorrência de Ameaça e Violência Doméstica.

Nas duas ocorrências, posteriormente, os indiciados foram levados ao Plantão da Polícia Civil, onde permaneceram presos, à disposição da Justiça.