
A Guarda Social Municipal (GCM) de Sorocaba deteve, às 5h40 deste sábado, um varão de 43 anos culpado de furtar fiação elétrica e refletores em um estabelecimento mercantil na Zona Setentrião da cidade. Ele foi flagrado sobre o telhado de residências no Jardim Planalto, reagiu ao ser abordado, mas acabou recluso por uma equipe que fazia patrulhamento preventivo pelo bairro.
A guarnição da GCM realizava ronda pela ciclovia da Avenida Ipanema, no momento em que avistou o suspeito no telhado. Ele tinha uma mochila nas costas e pedaços de ferro nas mãos. Ele se recusou a atender a ordem dos guardas, para descer, e a equipe acionou reforços da Ronda Municipal (Romu).
Os guardas conseguiram encurralar o varão, que insistiu em não descer e passou a ofender os GCM. Depois, o culpado entrou em um terreno baldio e, ao ser abordado, reagiu e tentou chutar um dos GCMs, porém acabou contido. No telhado, foram encontrados refletores, fiação e demais materiais elétricos furtados.
O caso foi apresentado no Plantão da Polícia Social, onde o material permaneceu apreendido e o culpado recluso, depois elaboração de boletim de ocorrência de latrocínio, ficando à disposição da Justiça. Uma representante do estabelecimento mercantil que foi escopo do delito foi acionada e também compareceu à delegacia para prestar testemunho.