A Guarda Social Municipal (GCM) de Sorocaba deteve um varão de 37 anos de idade, criminado de agredir o próprio fruto, de 11 anos, às 20h30 de domingo (5), no bairro Parque dos Eucaliptos, Zona Setentrião da cidade. A Corporação foi acionada por uma equipe do Serviço de Atendimento Traste de Urgência (Samu), para dar esteio na ocorrência.
A informação inicial recebida pelo Samu era de que a moço teria desmaiado e estava retomando os sentidos. No sítio, enquanto os socorristas atendiam a moço, a GCM foi até o apartamento onde o pai dela estava.
A mãe do menino, de 46 anos de idade, acompanhou os guardas, porém ao ser informada que o marido seria retido, ela dificultou o trabalho da GCM. Passou a falar sem parar, interrompia a passagem dos guardas e chegou a trancar a porta do apartamento, dificultando tanto a ingresso uma vez que a saída dos agentes públicos.
A GCM solicitou que a mulher providenciasse os documentos dela e da moço e, novamente, ela criou dificuldades. Da mesma forma, se fazia de desentendida, tentava forçar a passagem entre os guardas para fugir e se recusou a ir até a ambulância para seguir o atendimento médico do fruto.
A GCM insistiu e, diante na novidade tentativa de fuga, ela também acabou detida. Ao passo que o garoto foi guiado para unidade emergencial, com quadro fixo, onde passou por atendimento e exames médicos, sob o séquito de representante do Parecer Tutelar. Tão logo recebeu subida, a moço ficou sob os cuidados de uma tia.
Os dois envolvidos, marido e mulher, foram levados à Delegacia de Resguardo da Mulher (DDM) de Sorocaba, onde houve o registro da ocorrência de violência doméstica. O pai da moço permaneceu retido, à disposição da Justiça, enquanto a mãe foi liberada.