A Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM) completou 34 anos de atividades e celebrou a data com uma cerimônia, realizada na noite de quinta-feira (9), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”. O evento festivo contou com a apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e homenageou 24 guardas municipais por tempo de serviço prestado à Corporação.
O prefeito Rodrigo Manga prestigiou a solenidade e formaram a mesa de honra, ao seu lado, o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Cel. Vitor Maurício Gusmão; o Inspetor Comandante-Geral da GCM, Henrique de Agrella; da Base de Apoio do Exército de Sorocaba Ten. Cel. Rodrigo da Silva Oliveira; o Comandante do 7º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), Ten. Cel. Fernando de Agrella; delgado da Polícia Federal Dr. Rogério Gianpaoli; delegado representante do Deinter (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior) 7 – Polícia Civil, Dr. Weldon Carlos da Costa; vereador Luis Santos, primeiro vice-presidente da Câmara Municipal; vereador Fausto Peres, segundo vice-presidente da Câmara Municipal; vereador Fábio Simoa; vereador João Donizeti, líder do Governo na Câmara; vereador Fernando Dini e secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão.
“A Guarda Civil Municipal foi criada em 4 de dezembro de 1987, pelo então prefeito Paulo Francisco Mendes, que formou a Instituição para servir e proteger todos os cidadãos na cidade. Ao longo dos anos, a GCM foi se aperfeiçoando, com o acúmulo de conhecimento e treinamento da equipe, para sempre apresentar um trabalho de qualidade e excelência. É isso que comemoramos hoje, neste evento de 34 anos da Corporação”, afirmou o mestre de cerimônia, o guarda municipal Jamil Teixeira, chefe de Seção do Departamento de Comunicação e Assistência Social da GCM, durante a abertura.
“É uma alegria poder participar da comemoração de mais um aniversário dessa Instituição tão querida, feita por homens e mulheres dos quais nós nos orgulhamos tanto, como cidadãos. Nosso empenho, agora, é por promover a valorização interna que vocês tanto merecem. E vamos assinar o compromisso de mandar para a Câmara, antes do recesso, o documento que permitirá a reestruturação da Guarda Civil Municipal. Cerca de R$ 300 mil já estão garantidos para liberar a licença-prêmio vencida daqueles que têm esse direito já assegurado”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
“É esse fortalecimento e reconhecimento que a nossa Guarda Civil Municipal precisa ter. Todos são defensores da lei. Portanto, é essencial que a lei venha nos proteger. Porque, além de cuidar do patrimônio físico, a GCM cuida do que temos de mais precioso, que é a vida das pessoas. Estar presente, servindo e protegendo o cidadão. Assim eu resumo o trabalho da Guarda”, pontuou o secretário de Segurança Urbana, Cel. Vitor Gusmão.
Durante a solenidade, foram homenageados os guardas civis: Inspetor Comandante de Agrupamento Classe Especial Picoli e GCM Classe Especial Castro, com mais de 20 anos de carreira; GCM Classe Especial Claudinei; GCM Classe Especial De Souza; GCM 1ª Classe Macedo; GCM 1ª Classe Eloi; GCM 1ª Classe Claudio; GCM 1ª Classe Flavio; GCM 1ª Classe João Carlos; GCM 1ª Classe Martins, que, há mais de 30 anos, contribuem com o serviço da Guarda. Todos receberam a barreta comemorativa. Além desses profissionais, outros 14 guardas municipais, que não puderam estar presentes no evento, também receberam a honraria. Após o encerramento da cerimônia, os participantes e convidados foram recepcionados com um coquetel oferecido no saguão do teatro.
Fotos: Michelle Alves – Secom
Segurança – Agência de Notícias