A Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM) recebeu 11 denúncias de aglomerações de pessoas em estabelecimentos comerciais ou locais públicos, em diferentes pontos da cidade, dos quais sete tiveram as atividades encerradas, pois operavam irregularmente. As ocorrências foram registradas a partir de denúncias recebidas durante o último plantão noturno da GCM, entre 19h25 de quinta-feira (11) e 1h10 desta sexta-feira (12).
Três estabelecimentos, respectivamente no Além-Linha, Vila Fiori e Vila Olímpia, tiveram que encerrar as atividades. Em um deles, havia dez clientes que foram orientados a deixarem o local. Já, os outros dois, um no Jardim Nogueira e outro no Barcelona, também denunciados, já estavam fechados quando a GCM chegou aos endereços.
Mais um estabelecimento no bairro Wanel Ville também precisou encerrar as atividades, pois estava lotado de frequentadores no momento da chegada da GCM. A grande maioria das pessoas estava sem máscaras. Três espaços também foram denunciados por funcionamento irregular e tiveram que encerrar as atividades, sendo que em um deles havia 20 e no outro, 15 pessoas.
A GCM ainda atendeu duas ocorrências de averiguação em locais públicos. No Jardim dos Estados, a denúncia era de malabarismos com motos e aglomeração de pessoas, mas nada foi constatado no endereço apontado. Outro caso apontava grupos de pessoas em praça na Vila Formosa. Chegando lá, havia apenas três pessoas com skate, que foram orientadas a cumprir as regras sanitárias e de isolamento social.
Durante o plantão noturno, a GCM ainda realizou patrulhamentos preventivos em 48 próprios municipais e áreas públicas por toda a cidade, incluindo escolas, unidades de saúde, entre outros. A população pode colaborar com os trabalhos da GCM, passando informações sobre movimentações suspeitas ou aglomerações. O contato da população com as autoridades pode ser feito pelo telefone 153, no caso da GCM, ou 190, da PM.
Segurança – Agência de Notícias