(FOLHAPRESS) – A Fuvest divulga nesta sexta-feira (17) os aprovados na primeira chamada do processo seletivo para o Enem-USP 2025, que oferece 1.500 vagas regulares nos cursos de graduação da USP para quem prestou o examinação vernáculo.

 

A lista dos alunos aprovados poderá ser verificada no site da Fuvest a partir do meio-dia.

Do totalidade de 1.500 vagas, 684 são reservadas para candidatos na modalidade de ampla concorrência, 512 para estudantes provenientes de escola pública e 304 para estudantes PPI (pretos, pardos e indígenas).

A lanço de pré-matrícula virtual começa em 20 de janeiro, às 8h, e segue até 21 de janeiro, ao meio-dia, pelo site da USP.

A lanço de efetivação da matrícula vai de 24 de fevereiro, às 8h, a 26 de fevereiro, ao meio-dia.

Para prometer a vaga, é necessário realizar obrigatoriamente a primeira lanço de pré-matrícula virtual e a segunda lanço de efetivação de matrícula virtual, que acontecem em momentos diferentes.

São oferecidos cursos em três áreas: ciências biológicas e da vida; ciências exatas e tecnológicas; e ciências humanas e sociais.

Criado em 1998 pelo governo federalista para calcular o desempenho do estudante ao termo da escolaridade básica, o Enem acabou se tornando a principal porta de ingressão dos alunos no ensino superior.

Segundo o Ministério da Instrução, murado de 500 universidades já usam o resultado do examinação porquê critério de seleção, seja complementando ou substituindo o seu vestibular.

A USP é uma delas. A partir de 2016, o examinação passou a ser usado via Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e, desde 2023, foi criado o sistema Enem-USP, com 1.500 vagas.

Segundo a Fuvest, 29,2% dos inscritos no vestibular de 2025 fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, contra 66,8% que estudaram em escolas particulares.

Considerando que 26,9% das vagas da USP são preenchidas via Enem e Provão Paulista, ainda são poucos os candidatos mais pobres que conseguem entrar na universidade se não for por esses meios.

Leia Também: Lula sanciona ‘Pé de Meia’, programa de poupanças para estudantes do ensino médio