Liang Wenfeng, um empresário de 40 anos descrito porquê a “novidade face” da Lucidez Sintético (IA) na China, retornou nos últimos dias a Mililing, na cidade portuária de Zhanjiang, onde uma tira vermelha foi erguida proclamando o empresário porquê um “orgulho” para a região.
A cidade natal de Liang também se tornou uma atração turística durante as celebrações do Ano Novo Lunar, período em que os chineses aproveitam a principal solenidade do país para visitar suas cidades natais ou viajar, segundo a rede social chinesa Weibo, equivalente ao X.
Outros meios de informação, porquê o Yangcheng Evening News, de Cantão, destacam que Liang era “um varão talentoso” e que “aprendeu matemática no ensino médio quando ainda estava no terceiro ano”.
Eles também afirmam que a cidade se sente “honrada” com o sucesso da DeepSeek, empresa que nos últimos dias abalou o setor tecnológico com o triunfo de seu mais recente protótipo de IA.
Nascido em 1985, Liang deixou Cantão para estudar na província oriental de Zhejiang, onde se especializou em visão computacional, um segmento da IA.
Em 2015, cofundou a High-Flyer Quant e, em 2023, a DeepSeek, que recentemente causou grande repercussão com o lançamento do protótipo V3, desenvolvido em somente dois meses a um dispêndio subordinado a seis milhões de dólares.
Em 20 de janeiro, a empresa lançou o R1, que nos últimos dias registrou um sobranceiro número de downloads em todo o mundo.
Na semana passada, um grupo de especialistas de diversas áreas, incluindo tecnologia, instrução, ciência, cultura, saúde e esportes, reuniu-se em Pequim com o primeiro-ministro Li Qiang para apresentar sugestões e opiniões. Liang foi o único representante da superfície de IA no encontro, o que demonstra o interesse das autoridades chinesas no progresso da tecnologia.
Diante da crescente rivalidade tecnológica com os Estados Unidos, Pequim identificou a Lucidez Sintético porquê uma prioridade, prevendo que esse mercado poderá depreender uma avaliação de muro de 5,6 trilhões de yuans (aproximadamente 772,3 bilhões de dólares ou 740,1 bilhões de euros) na China até 2030.
Leia Também: NASA capta “erupção vulcânica mais intensa” já avistada em lua de Júpiter