As chuvas que atingem o Paraná desde a noite de sexta-feira, 7, afetaram direta ou indiretamente mais de 2 milénio pessoas, segundo a Resguardo Social do Estado. Uma pessoa morreu e outra está desaparecida.
As cidades mais atingidas são Paranaguá, Antonino, Morretes e Guaratuba. De pacto com a Resguardo Social do Estado, em algumas localidades, as chuvas passaram de 150 mm ao dia. Os danos ainda estão sendo contabilizados.
Segundo Hudson Leôncio Teixeira, secretário da Segurança Pública do Estado do Paraná, a vítima trágico foi encontrada em uma extensão de difícil entrada em Limeira, no município de Guaratuba. “A confirmação foi feita pelos bombeiros. A localização foi em uma extensão afastada”, disse. A polícia científica trabalha na identificação do corpo.
Ainda de pacto com o secretário, uma mulher está desaparecida. Inicialmente, as equipes receberam a informação de que se tratava de um par, mas o varão foi localizado. As buscas estão sendo retomadas com a ajuda de cães farejadores.
Pessoas ilhadas
Na sexta-feira, 7, um ônibus escolar com crianças ficou ilhado em Guaratuba. Todas as pessoas foram imediatamente resgatadas.
“Nós não descartamos a possibilidade de encontrar mais pessoas nessa mesma quesito (ilhadas). As casas estão sendo verificadas pelos bombeiros, mas alguns locais são de difícil entrada”, disse Teixeira.
O secretário orienta que as pessoas fiquem atentas aos alertas – na sexta-feira, por exemplo, foi enviada uma mensagem para moradores de algumas regiões pelo Sistema Cell Broadcast -, buscando abrigo seguro em caso de urgência.
Leia Também: Campo de Marte registrou 126 ocorrências envolvendo aeronaves em 10 anos