Forças de segurança concluem segunda etapa da ‘Operação Impacto – Natal Seguro’

 

Fotos: Divulgação (PM/GCM/Polícia Civil)

Por: Eduardo Santinon

A forças de segurança que atuam em Sorocaba concluíram, na quinta-feira (14), a segunda etapa da Operação Impacto – Natal Seguro, que mobilizou efetivo ampliado da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Polícia Civil. A ação ocorreu desde o dia 8 de dezembro, por meio de uma série de ações e operações com foco na melhoria da sensação de segurança da população, sobretudo devido à proximidade dos períodos de Natal e Réveillon.

A operação resultou na captura de 15 procurados pela Justiça, a prisão de 39 pessoas, a recuperação e devolução de 22 veículos aos proprietários, além da apreensão de um veículo, 189 maços de cigarros, 640 porções de cocaína, 573 de crack e um quilo e mais três porções de maconha. Ao todo, 1.393 pessoas foram abordadas e registrados 130 autos de infração de trânsito.

Somente nesta quinta-feira, cerca de 103 agentes das forças municipais, em 34 viaturas e 20 motocicletas, participaram da operação, cujas equipes se reuniram na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade. “Mais uma vez, a operação ocorreu de maneira coordenada e integrada, para intensificar a sensação de segurança dos munícipes, com a participação, inclusive, de efetivo reforçado pelos agentes administrativos das corporações”, destacou o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Alexandre Caixeiro.

A terceira etapa da “Operação Impacto – Natal Seguro” começou nesta sexta-feira e prossegue até o dia 20 de dezembro, mobilizando também efetivo ampliado. Aliás, as forças de segurança que atuam em Sorocaba definiram um cronograma de ações preventivas e integradas para o período de festas de fim de ano na cidade, que envolvem também outras ações de segurança pública.

De 22 a 25 de dezembro e de 29 de dezembro a 1 de janeiro, ocorrerá a Operação Impacto – Paz e Proteção, mobilizando equipes de todas essas Corporações, em ações conjuntas pela cidade. Haverá bloqueios em locais estratégicos, sobretudo, em pontos de acesso aos bairros, e ações de saturação, para inibir pancadões e outras ocorrências.

Também estão sendo desencadeadas ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, sobretudo adegas e ferros-velhos, para evitar a comercialização de produto contrabandeado, falsificado ou sem nota de procedência. Ao passo que PM e GCM mantêm o patrulhamento preventivo pela cidade, com rondas periódicas, inclusive na região central da cidade, onde ocorrem as festividades do “Natal Iluminado 2023”, iniciativa em parceria entre a Prefeitura e a Associação Comercial de Sorocaba.

O Poder Público conta, ainda, com o reforço das equipes da Operação Delegada, aproveitando o efetivo de policiais militares que, nos horários livres de escala de trabalho, atuam como agentes do serviço público municipal. Assim como com o apoio da população, que podem contribuir com informações e denúncias, recebidas pelos fones 153 (GCM) e 190 (PM), para nortear a atuação das autoridades.

A estratégia de atuação foi estabelecida durante reunião no último dia 8, no 7º Batalhão da Polícia Militar de Sorocaba, que contou com a presença do Comandante dessa unidade, o Tenente-coronel Sidnei Vieira; do secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro; do Delegado Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho; do Comandante Operacional da GCM, Régis Alonso; do delegado Acácio Leite; dos capitães PMs Ricardo e Harder; além de Edson Gonçalves e Cléber Lima, da equipe de trânsito da Semob, e Juliana Souza e Ednelson de Ednelson de Oliveira, representantes do Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Sorocaba (Seplan).