De acordo com a Afejubes, festa movimenta de 20 a 30 voluntários, por entidade, todos os dias, totalizando perto de 600 pessoas envolvidas com a causa social, diariamente.

A 42ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba – Arraiá da Família já é considerada a maior festa beneficente da região, ajudando dezenas de entidades beneficentes a conquistar uma renda que fará a diferença para elas durante todo um ano ou mais, contribuindo para manter em prática seus importantes projetos sociais.

Aliás, o evento, realizado pela Afejubes (Associação das Entidades Participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba), com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Governo (Segov) e de Cultura (Secult) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), tem como principal propósito exatamente essa importante contribuição com a causa humanitária. Sendo que a participação dessas instituições que integram a festa já chega a 28, neste ano de 2023. E todas são unânimes em afirmar: grande parte do sucesso dessa iniciativa é a força do voluntariado!

“Poder ajudar as entidades assistenciais de Sorocaba é o propósito dessa festa, que também contribui para reunir as famílias e proporcionar momentos de lazer e entretenimento saudável para todos. E todos estão convidados a prestigiar”, sugere a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato.

“É muito importante a participação dos voluntários. Além dos funcionários da nossa instituição, são cinco a sete voluntários, por noite, que vão se revezando, ao longo desses 19 dias de festa. E esse trabalho é de um valor inestimável para nós. Porque, se tivéssemos que remunerar por essa mão de obra, não teríamos nenhum lucro, que é o que nos permite continuar realizando os atendimentos gratuitos para a população, tanto na área da saúde, bem como da assistência social”, ressalta a coordenadora administrativa da Afissore (Associação dos Fissurados Lábio Palatais de Sorocaba e Região), Íris Regina Ramos de Sales. Na barraca da entidade na Feira Gastronômica da Festa Julina de Sorocaba os carros-chefes são os pratos de nhoque de batata, lasanha de berinjela e porpeta recheada.

Na barraca do Lions Club Sorocaba-Leste, um dos membros da entidade, Giancarlo Antônio Tribuiane, também destaca a relevância do auxílio voluntário. “São eles que fazem a diferença para a nossa entidade, pois, sem eles, não teríamos membros suficientes para atuar todas as noites, do dia 12 até o dia 30 de julho. Duas a três pessoas do Lions trabalham todas as noites e o restante é voluntário, que colabora muito para o resultado final da nossa entidade”, comenta.

Neste ano, a barraca de comidas e bebidas típicas da entidade na festa traz produtos diversificados para o público, como yakissoba, tempurá, sushi, hot roll, lanche de pernil defumado, batata frita e a grande sensação deste ano, que é o dadinho de tapioca. “No ano passado, o movimento foi muito bom. Agora, nossa expectativa é ser ainda melhor”, acrescenta Giancarlo.

Simone Cristina de Oliveira, da Paróquia São Bento, se orgulha de atuar como voluntária há 15 anos e defende, com entusiasmo, a força desse trabalho. “Nosso foco é atender pessoas de baixa renda, de nove comunidades. São famílias carentes, necessitadas de medicamentos, alimentos e tudo o mais que a gente puder ajudar, inclusive, com cursos rápidos e profissionalizantes. Aqui, atuamos em 15 voluntários, diariamente. E precisamos limitar e revezar as datas, para dar oportunidade a todos que querem ajudar. Além disso, também tem aqueles que atuam preparando os alimentos que vamos vender, à noite. Então, são em torno de 30 pessoas voluntárias, todos os dias”, ela conta. Na barraca da Paróquia São Bento na festa julina, o público pode provar bolinho caipira, pastéis de vários sabores, inclusive o “Pastel São Bento”, um especial de 30 cm de comprimento, sem falar nos doces caseiros.

“Sem os voluntários, nada aconteceria. Eles são essenciais às entidades. É o que vemos durante uma grande festa, como esta, que movimenta de 20 a 30 voluntários, por entidade, todos os dias, totalizando perto de 600 pessoas envolvidas com a causa social, diariamente. Contando também com aqueles que ajudam a preparar os alimentos, antes, e também no dia a dia dessas instituições”, pontua Edivaldo Oliveira, presidente da Afejubes.

Confira, a seguir, todas as entidades beneficentes participantes da 42ª Festa Julina de Sorocaba, que somam 28 instituições: Apae, Asipeca, Afissore, Associação Espírita Emanuel, Associação Beneficente Antônio José Guarda, Associação Amor em Cristo, Associação Criança Feliz, Casa Nossa Senhora das Graças, Casa do Menor de Sorocaba, Casa Transitória André Luiz, Cefas, Centro de Integração da Mulher, Conselho Central de Sorocaba de São Vicente de Paulo, Integrar, Lafid, Lar São Vicente de Paulo, Lions Club Sorocaba Leste, Momunes, Instituto Atleta Cidadão, Paróquia São Bento, Paróquia São José do Cerrado, Paróquia São José do Operário, Paróquia São Luiz Gonzaga, Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, Rotary Club Granja Olga, Rotary Club de Sorocaba, Transdoreso e SOS.

A 42ª Festa Juliana Beneficente de Sorocaba – Arraiá da Família segue até o dia 30 de julho, de quarta a sexta-feira, das 18h à 0h, e aos sábados e domingos, das 13h à 0h. O ingresso para ter acesso ao recinto é vendido a preço acessível, a R$ 5. Os shows na Arena serão comercializados à parte e já incluem acesso ao recinto. O estacionamento oficial custa R$ 20 (valor fixo).

Os ingressos também são vendidos antecipadamente e podem ser adquiridos pelo site: julinadesorocaba.com.br ou em pontos de venda oficiais espalhados pela cidade.