SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A FAB (Força Aérea Brasileira) e a Polícia Federalista interceptaram na manhã de domingo (2), no Amazonas, um avião vindo do Peru que entrou clandestinamente no espaço distraído brasílio repleto de drogas.
Segundo a FAB, a ação coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais teve uma vez que resultado a inquietação de 500 quilos de drogas (maconha e haxixe).
O avião, protótipo EMB-810 Seneca, matrícula PT-RFU, foi detectado por radares do Sistema de Resguardo Aeroespacial ao entrar no espaço distraído brasílio.
Aeronaves A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk atuaram na interceptação. Também foram usados satélites para a obtenção de informações de perceptibilidade.
Posteriormente regra dos militares e dos policiais, o avião fez um pouso forçado em uma pista de terreno nas proximidades de Manacapuru, a 80 km de Manaus, e chegou a espancar em algumas árvores.
Em seguida, o piloto incendiou a aeroplano e fugiu. De tratado com a Polícia Federalista, foi provável apreender a droga antes das chamas destruírem o carregamento ilícito.
A ação fez secção da Operação Ostium, do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, realizado em parceria da FAB com órgãos de segurança pública.
Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam um aumento de 40,92% na inquietação de drogas pelas polícias estaduais na região da Amazônia Lítico em 2024.
Leia Também: Estrela de ‘Round 6’ morre meses após diagnóstico de câncer, diz jornal